Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

2 de out. de 2021

Tema Mensal - Outubro 2021

 Outubro - 2021 (Ano B)  

“Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o rei se encante com vossa beleza”(Sl 44.45)


Tema Mensal - outubro

“Meus filhos, por quem sofro de novo as dores do parto, até que Cristo seja formado em vós” 

(Gl 4.19) 

 

“Em vista dos méritos de seu Filho foi redimida de um modo mais sublime e unida a Ele por um vínculo estreito e indissolúvel, é dotada com à missão sublime e a dignidade de ser Mãe do Filho de Deus, e por isso Filha predileta do Pai e Sacrário do Espírito Santo.” (L.G. 53) 


Constituição Dogmática Lumen Gentium n. 53

A teologia feita na perspectiva mariológica, no Brasil, vem revestida com a veste do feminino, que tem em Maria de Nazaré sua inspiração e manifesta o Deus Uno e Trino presente e atuante no povo com sua religiosidade vivida na fé do Cristo que intercede por seu povo e deixa sua Mãe participar desta intercessão. Nesta estrada não estamos sós, mas caminhamos como Igreja de comunhão e de serviço ao Reino pregado por Jesus. ... 


Maria é a imagem da Filha predileta do Pai porque vive no Verbo a máxima realização da existência humana em seu modo de ser feminino. Esta realização se cumpre em ser a interlocutora do Pai em seu Projeto de enviar seu Verbo ao mundo e ela, com sua fé, chega a ser o primeiro membro da Comunidade dos crentes em Cristo, que se legitima com sua presença, junto com outras mulheres seguidoras de Jesus. 


Então, do monte chamado das Oliveiras, voltaram a Jerusalém. A distância é pequena: a de uma caminhada de sábado. Tendo entrado na cidade, subiram à sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, o Zelota; e Judas, filho de Tiago. Todos estes, unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (At. 1.12-14) 


No dia de Pentecostes, dia feliz do nascimento da Igreja missionária, Maria imprime um selo que é o princípio mariano da Igreja. 


Esta filha predileta do Pai e filha de Abraão, como tantas outras mulheres que a precederam (cf. L.G. capítulo VIII), não foi isenta de viver o Mistério de Deus no Verbo, Filho de suas entranhas, na esperança, mas também na dúvida, na sua plenitude temporal, mas também na experiência impactante de se sentir chamada a viver o chamado trinitário no tempo e na história limitada de seu povo. 


Com Maria chega a plenitude desse tempo, “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei ...” (Gl 4.4), que traz o cumprimento da esperança dos pobres e realiza o desejo de salvação da família de Deus, porque, em Maria, nos encontramos como irmãos e irmãs com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo. 


Finalmente, com o SIM da Filha predileta do Pai, foram atraídas multidões de povos à comunhão com Jesus e sua Igreja, como se experimenta nas peregrinações aos inúmeros Santuários do Brasil e do mundo inteiro, o que fundamenta a maternidade espiritual da Virgem e da Igreja. 


Ser a imagem da Filha predileta do Pai implica missão histórica e missão trans-histórica, porque missão de fé, na participação do destino do Filho de Deus que se fez Verbo para a salvação de toda a humanidade. Por meio de Maria, Deus se fez carne, começou a fazer parte de um povo, constituiu o centro da história. Maria é ponto de união entre o Céu e a Terra. ... 


A Exortação Apostólica de Paulo VI Marialis Cultus resgata a dignidade humana de Maria e é a Carta Magna que coloca Maria no verdadeiro lugar que ela tem na espiritualidade da humanidade, no lugar certo da Igreja e da História da Salvação. 

Iconogradia de Aparecida - Teologia da Imagem 

 

Outubro - Mês Missionário 


“Com Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, aprendemos a ser verdadeiros missionários. No mês de outubro, rezando e meditando o santo rosário, voltamos nosso coração para a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, celebrando alegremente sua festa e renovando nosso compromisso de seguir Jesus como seus discípulos e missionários.” D. Sérgio da Rocha 


Dia 07 - Nossa Senhora do Rosário 

Dia 12 - Nossa Senhora Aparecida 

 

PROPÓSITO DO MÊS 

Meditar e refletir: “No dia de Pentecostes, dia feliz do nascimento da Igreja missionária, Maria imprime um selo que é o princípio mariano da Igreja.” 

 

INTENÇÃO MENSAL 

Oferecimento do Santo Terço à Santíssima Virgem Maria, pedindo: “Por todos os missionários do mundo. Rezemos!” 

 

PARA APROFUNDAR 

Constituição Dogmática “Lumen Gentium” - Capítulo VIII: A BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS, NO MISTÉRIO DE CRISTO E DA IGREJA Iconografia de Aparecida - Teologia da Imagem - Pe. Valdivino Guimarães, C.Ss.R Liturgia Diária - Outubro 2021 

 

*Ilustra o Tema Mensal - Outubro 2021 (Ano B), 

“Santuário de Aparecida: uma obra-prima da Arte Sacra” 

 

 

M.C.V.F. 

www.virgemperegrina.org.br 


 Baixe este e Temas de meses anteriores  DOWNLOAD


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp

*Instagran:  virgemperegrinaSP

Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br