Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

3 de jan. de 2013

Tema Mensal de Janeiro 2013

Iniciamos o ano de 2013, em conformidade com o "Ano da Fé", que teve sua abertura em 11 de outubro de 2012 e, para viver bem este Ano que se estenderá até a Festa de Cristo Rei do Universo em 24 de novembro de 2013, preparamos os Temas Mensais de forma a reforçar a nossa fé e a valorizar os trabalhos de evangelização durante todo o ano de 2013. Acompanhe mensalmente nesta página ou diretamente no site  oficial do Apostolado Virgem Peregrina da Família: www.virgemperegrina.com.br




TEMA DE JANEIRO 2013

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE


01 de janeiro
A maternidade divina de Maria


Uma das verdades de fé que a Igreja nos ensina sobre a Virgem Maria é sua Maternidade Divina. Deus escolheu Maria para que fosse a mãe de seu Filho Jesus Cristo. Ele, sendo Deus, se fez homem para salvar-nos de nossos pecados. Por isso Maria é a mãe de Deus, por ser a mãe de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Desde o momento em que Maria deu seu sim ao anjo Gabriel, Deus se fez homem no seio de Maria. A carne e o sangue de Jesus são carne e sangue de Maria. É a união mais íntima e sublime que pode ocorrer entre uma criatura e Deus. Maria é então “bendita entre todas as mulheres” porque “bendito é o fruto do seu ventre, Jesus”.

Jesus escolheu Maria e a amou como nenhum filho jamais amou sua mãe. Com ela quis aprender a falar, a rezar, a trabalhar como homem... por isso reuniu todos os dons e as graças que havia repartido entre as outras criaturas no coração de Maria, verdadeiro oceano da graça divina.

Ao pé da cruz, nos entregou a sua mãe para que fosse também nossa mãe: “Eis aí tua mãe”. Maria intercede junto a seu Filho por nossas necessidades e vela por nós em todos os momentos. Nunca deixa de ouvir nossas orações e quando nos aproximamos dela, sempre nos conduz a Jesus.

“Confiando-se filialmente a Maria, o cristão, como o Apóstolo São João, acolhe "entre as suas coisas próprias" a Mãe de Cristo e a introduz em todo o espaço da própria vida interior, isto é, no seu ‘eu’ humano e cristão” (João Paulo II Redemptoris Mater n. 45).

Que felicidade a nossa! Temos uma Mãe que é a Mãe de Deus! Agradeçamos a Jesus este dom tão grande e invoquemos a Maria com confiança em nossas dificuldades e alegrias.

Ao pé da cruz a Virgem também aceitou ser nossa mãe. “Mulher, eis aí teu filho”. E Maria pronunciou seu sim como da primeira vez: “Aceito ser tua para sempre”.


Sabes que Maria é tua mãe e te ama como seu verdadeiro filho?
Pediu-lhe ajuda e intercessão nas tuas necessidades?


PROPÓSITO DO MÊS


MARIA, MINHA MÃE, CONVERSAREI DIARIAMENTE CONTIGO COM A CONFIANÇA E O AMOR DE UM FILHO. DEDICAREI DEZ MINUTOS DO MEU DIA SÓ PARA TI. (um livro pode ajudar).


INTENÇÃO MENSAL


REZEMOS O SANTO TERÇO EM FAMÍLIA, PEDINDO A AJUDA DE MARIA PARA QUE TODAS AS MÃES IMITEM SEU EXEMPLO DE AMOR E SEJAMOS SEMPRE BONS FILHOS.


Para aprofundar-se, pode-se ler: Catecismo da Igreja Católica, n. 495, 963 a 970



FAÇA DOWNLOAD DESTE E DOS TEMAS ANTERIORES AQUI: ARQUIVO DE TEMAS