Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

10 de mar. de 2013

Tema Mensal de Março - 2013


TEMA DE MARÇO


O MINISTÉRIO PAPAL


"E por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.     (Mt 16, 18-19)
           
Jesus Cristo edificou a sua Igreja sobre Pedro. O nome "Pedro" significa "pedra" ou "rocha".

O papa “representa Cristo”, como servo de seu povo, ensinando, governando, dirigindo e incentivando todos os fiéis.  Cristo morreu, ressuscitou e subiu aos céus, mas deixou em seu lugar aqui na terra o Papa, que tem uma inspiração especial do Espírito Santo, a fim de cumprir essa missão de representar Cristo.

A eleição de um papa se faz através de um "Conclave dos Cardeais": É uma reunião solene "bloqueada" (com chave) dos cardeais com menos de 80 anos, os quais devem eleger um papa na Capela Sistina no Vaticano. Os cardeais invocam o Espírito Santo para inspirá-los sobre quem deve ser eleito Papa. A votação é realizada em sigilo absoluto, colocando Deus como testemunha.

A Capela Sistina tem uma lareira onde são queimadas as cédulas com os votos duas vezes por dia. Se a fumaça é negra, significa que o novo papa não foi eleito. Fumaça branca é sinal claro e inequívoco de que há um novo papa. O primeiro cardeal da Ordem dos Diáconos se dirige a varanda central da Basílica de São Pedro, em Roma, e anuncia, em latim, o nome do novo Papa.

O novo Papa, então, da varanda central da Basílica de São Pedro, dá a sua primeira bênção "Urbi et Orbi" (a Roma e ao mundo).

A partir do momento em que aceitar a escolha, está se tornando a autoridade suprema da Igreja.

Os Papas dos séculos XX e XXI

No século XX, inspirados pelo Espírito Santo, os últimos dez Papas ajudaram a construir os movimentos da Igreja no Terceiro Milênio:

· S.S. Leão XIII: Vincenzo Gioacchino Pecci. (1810-1903)
Conhecido como o Papa das encíclicas.
· S.S. Pio X: Giuseppe Melchiorre Sarto. (1835-1914)
Conhecido como o Papa da Eucaristia.
· S.S. Bento XV: Giacomo della Chiesa. (1854-1922)
Conhecido como o Papa da paz.
· S.S. Pio XI: Ambrogio Damiano Achille Ratti. (1857 - 1929)
Instituiu a festa de "Cristo Rei", em Dezembro de 1925.
· S.S. Pio XII: Giovanni Maria Eugenio Pacelli. (1876-1958)
Proclamou o dogma da "Assunção de Maria".
· S.S. Beato João XXIII: Angelo Giuseppe Roncalli. (1881-1963)
Bem conhecido como o Papa. Ele convocou todos os bispos do mundo para "Vaticano II".
· S.S. Paulo VI: Giovanni Battista Montini. (1897-1978)
Proclamou Maria como "Mãe da Igreja", desenvolveu e implementou o "Concílio Vaticano II".
· S.S. João Paulo I: Albino Luciani. (1912-1978)
 Conhecido como o Papa do sorriso.
· S.S. Beato João Paulo II: Karol Wojtyla. (1920-2005)
Chamado o Papa Peregrino por suas muitas viagens para pregar o evangelho em diferentes continentes.
. S.S. Bento XVI (em latim: Benedictus PP. XVI, em italiano: Benedetto XVI): Joseph Alois Ratzinger (nascido em 1927) – Sumo Pontífice de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou sua renúncia. “Humilde e simples trabalhador da vinha do Senhor”: foi assim que se apresentou para os fiéis no dia de sua eleição. Essa foi uma característica pessoal que ele levou para seu pontificado. Também conhecido pelo elevado nível de seu conhecimento teológico.

“Bento XVI é, portanto, sem dúvida, um homem leve, doce, de certo ponto de vista quase resignado. Não é explosivo ou expressivo, é uma pessoa que sussurra ao homem, mas sussurra palavras de Verdade, reconduzindo-o sempre à primeira Verdade, salientando que o homem é criatura e deve portando confiar num Criador, em alguém maior que ele”, ressaltou em seu livro sobre a vida de Bento XVI o escritor italiano Andrea Mondam.

A humildade, dizia o Papa Paulo VI, é essencialmente verdade: “um homem corajoso não é um homem que tem medo, mas um homem que, conhecendo os próprios medos e limites, confia em alguém que está acima de tudo, dando um passo a mais, um passo de fé”.

A oração é o motor que impulsiona o escolhido de Deus, em seu ministério papal, a agir como Jesus Cristo a fim de cumprir a vontade do Senhor e a trabalhar como chefe da Igreja. A melhor maneira de demonstrar nosso amor pelo Santo Padre é oferecendo nossas orações por ele.

Estou consciente do compromisso que tenho, como católico, de fazer uma oração em intenção do Santo Padre a fim de compartilhar força espiritual e apoio?

PROPÓSITO DO MÊS
UNIRMO-NOS EM ORAÇÃO, OFERECENDO MISSAS, ROSÁRIOS, SACRIFÍCIOS PELA ESCOLHA DO PRÓXIMO REPRESENTANTE DO TRONO DE PEDRO E POR SUAS AÇÕES COMO CHEFE MAIOR DE NOSSA IGREJA.

Para aprofundar-se:
Catecismo da Igreja Católica, números 880-883
"Benedetta umiltà. Le virtù semplici di Joseph Ratzinger " – Andrea Monda
(“Bendita humildade. As virtudes simples de Joseph Ratzinger” - tradução livre)


Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word