Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

3 de nov. de 2013

Tema Mensal - Novembro 2013

NOVEMBRO
                                                              

Maria concebida sem mancha do pecado original



O anúncio da Imaculada Concepção da Mãe de Deus se encontra bem no começo da Bíblia, em Gênesis. Quando Adão e Eva pecaram, Deus se dirigiu à serpente e disse: “Porei ódio entre ti e a mulher...”. Com Maria começa a luta entre a descendência da mulher (que é Jesus Cristo) e a “da primitiva Serpente, chamada de Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro”. (Ap 12,9).

A palavra “imaculada” quer dizer “sem mancha do pecado” e a palavra “concepção” se refere ao momento em que Maria foi dada à luz. No momento da Anunciação, o Arcanjo Gabriel saudou Maria com essas palavras “cheia de graça”, porque nela se cumpria a profecia de Gênesis, que havia previsto a total inimizade de Maria com o diabo, ou seja, qualquer forma de pecado. Deus lhe concedeu a graça única de nascer livre do pecado original, esta triste herança de nossos primeiros pais com que nascem todos os homens, para que Jesus Cristo, seu Filho verdadeiro fosse gerado de uma raiz sã e pura, e não contaminada com a menor ofensa a Deus.

Esta verdade de fé, que tem sido desde os primeiros tempos da Igreja uma firme convicção dos fiéis, foi proclamada solenemente pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854 na bula Ineffabilis Deus:


declaramos, proclamamos e definimos que a doutrina que sustenta que a bem aventurada Virgem Maria foi preservada imune de toda mancha de culpa original no primeiro instante de sua concepção pela simples graça e privilégio de Deus onipotente em atenção aos méritos de Cristo Jesus, Salvador da espécie humana, e foi revelada por Deus e deve ser portanto firme e constantemente aceita por todos os fiéis...”

O Concílio Vaticano II também reafirma esta doutrina na Constituição sobre a Igreja Lúmen Gentium, no capítulo dedicado à Virgem Maria.

A grandeza de Maria não está tanto em ter recebido a graça de nascer Imaculada, necessária para sua missão particular de mãe de Deus, mas em corresponder com amor a ela. Nasceu neste mundo com a luz da graça acesa e manteve esta luz sempre acesa livremente até o final da sua vida, sem jamais ofender a Deus com um pecado pessoal, por pequeno que fosse. Entre Ela e a serpente houve uma inimizade perpétua, como havia anunciado Gênesis. Desta maneira nos ensina e estimula a lutar contra o pecado em nossas vidas e a nos livrarmos de todo mal.

Tenho me dado conta da importância do sacramento do Batismo para
apagar o pecado original e viver na graça de Deus?

PROPÓSITO DO MÊS

FAREI UM EXAME DE CONSCIÊNCIA E RECORREREI AO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA PARA AUMENTAR A VIDA DE GRAÇA QUE RECEBI NO BATISMO E QUE É A PRESENÇA DE DEUS NA MINHA ALMA? PROCURAREI APROXIMAR DO SACRAMENTO DO BATISMO AS CRIANÇAS E ADULTOS QUE NÃO O TENHAM RECEBIDO AINDA.

INTENÇÃO MENSAL

OFERECER AS ORAÇOES DO SANTO TERÇO EM FAMÍLIA PELAS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM AFASTADAS DE DEUS PELO PECADO, PARA QUE ESCUTEM O CHAMADO DE DEUS E RECUPEREM A GRAÇA PELO ARREPENDIMENTO E PELO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA.

Para se aprofundar pode-se ler:
Catecismo da Igreja Católica, n.490-493



Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word