Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de jan. de 2014

Tema Mensal - Janeiro 2014

Tema Mensal
  Janeiro



A SAGRADA FAMÍLIA



A família é a primeira comunidade de vida e de amor, o primeiro ambiente em que
o homem pode aprender a amar e a sentir-se amado, não apenas
por outras pessoas  mas também e principalmente por Deus.

(João Paulo II – Encontro com as famílias em Chihuahua, 1990)

Maria e José cuidavam de Jesus, esforçavam-se e trabalhavam para que nada lhe faltasse como fazem pelos seus filhos todos os bons pais. Naquela época, os filhos ajudavam suas mães moendo o trigo e carregando a água do poço e seus pais, em seu trabalho. José era carpinteiro. Jesus ajudava-o em seu trabalho pois era conhecido como “o filho do carpinteiro”.

Jesus aprendeu a trabalhar e a ajudar muito sua família. Ele, mesmo sendo o Todo Poderoso, obedecia a seus pais humanos, confiava neles, ajudava-os e amava-os.

Que ensinamento por parte de Jesus que teria podido reinar no mais suntuoso palácio de Jerusalém e ter sido obedecido por todos! Ele, entretanto, não quis tudo isto, preferiu  esconder-se do mundo  e obedecer fielmente a Maria e a José, dedicando-se aos mais humildes trabalhos diários na oficina de São José  e na casa de Nazaré.

De tal modo Deus amou o mundo  que lhe deu seu Filho único (João 3,16). O Filho de Deus consubstancial ao Pai, “Deus de Deus, Luz da Luz” entrou na história dos homens através de uma família:

O Filho de Deus, por sua encarnação, uniu-se , de certo modo, com todos os homens. Trabalhou com mãos de homem, amou com coração de homem. Nascido da Virgem Maria, fez-se verdadeiramente um de nós, semelhante em tudo a nós, menos no pecado.

Portanto, se Cristo “manifesta plenamente o homem ao próprio homem”,
ele o faz começando pela família na qual escolheu nascer e crescer.

Sabe-se que o Redentor passou grande parte de sua vida oculta em Nazaré, “submisso” (Lucas2,51) como “filho do homem” a Maria, sua Mãe e a José, o carpinteiro. Esta “obediência filial” já não parece ser a expressão de sua obediência ao Pai “até a morte”?Filipenses 2,8) pela qual redimiu o mundo? (Carta às Famílias do Papa João Paulo II, 1994)

  
O mistério divino da Encarnação do Verbo está, pois, em estreita relação com a família humana. Não só com uma, a de Nazaré, mas, de alguma maneira  com cada família... tanto o homem como a família constituem “o caminho da Igreja”.  (Carta às famílias do Papa João Paulo II, 1994)

 As famílias atuais estão chamadas a seguir este exemplo tão maravilhoso que Jesus quis dar, procurando imitar as virtudes da Sagrada Família: simplicidade, bondade, humildade, caridade, trabalho, etc.

A família deve ser uma escola de virtudes. É o lugar onde crescem os filhos, onde sua personalidade, sua inteligência e sua vontade são  moldadas. É onde cada membro aprende a ser um bom cristão. É o lugar onde se ensina o caminho para chegar a Deus com amor e carinho.

O Papa João Paulo II, em sua carta às famílias, diz que é necessário que os esposos, desde o princípio, dirijam seu coração e seus pensamentos para Deus, para que sua paternidade e maternidade encontrem nEle a força para renovar-se no amor.

Jesus cresceu em graça e em sabedoria perante Deus e os homens, o mesmo deve acontecer nas famílias. Isto significa que os filhos devem aprender a ser amáveis e respeitosos com todos, ser
 estudiosos, obedecer a seus pais, confiar neles, ajudá-los e amá-los.

“A salvação do mundo veio através do coração de Sagrada Família”. Jesus nascerá em cada família através do amor dos pais por seus filhos  e dos filhos por seus pais, dando assim um testemunho de amor cristão e convertendo-a em uma “Igreja doméstica” como João Paulo II a chamou.

A família realizará esta missão como “Igreja doméstica”, como comunidade de fé que vive na esperança e no amor, a serviço de Deus. É necessário que a família, para realizar sua missão, se alimente com a Palavra de Deus e participe da vida sacramental, especialmente do sacramento da Reconciliação e da Eucaristia. As formas tradicionais e recentes de devoção, especialmente as que se referem à Santíssima Virgem, ajudam muito a aumentar a devoção e a graça.
(Missão da Família Cristã no mundo contemporâneo, Sínodo dos Bispos, 1980)


Tenho pensado em cada um dos membros de minha família, em seu bem–estar, tratando-os com amor e respeito? Como membro de minha família, procuro imitar as virtudes da Sagrada Família: caridade, humildade, bondade, simplicidade, trabalho?


 PROPÓSITO DO MÊS

OFERECER-ME-EI TODOS OS DIAS DO MÊS PARA FAZER UM TRABALHO EM CASA, AJUDANDO MEUS PAIS , IRMÃOS, FILHOS OU NETOS.

INTENÇÃO MENSAL

OFERECEREMOS NOSSO TERÇO EM FAMÍLIA POR TODAS AS FAMÍLIAS DO MUNDO, ESPECIALMENTE PELAS QUE PASSAM POR MOMENTOS DIFÍCEIS QUANTO À SAÚDE, NÃO TÊM TRABALHO, TÊM PROBLEMAS FAMILIARES OU QUALQUER OUTRA NECESSIDADE.

Para aprofundar este tema, pode-se consultar:

Catecismo da Igreja Católica, números 525-534.