Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

3 de jul. de 2018

Tema Mensal - Julho 2018


Julho – 2018
(Ano B)

Ave Maria, “magnífica honra de Israel, esplêndida glória de nosso povo”
(JD 15.9)



“Quem é essa que desponta como a aurora, bela como a lua,
fulgurante como o sol...” (CANT.  6.10)

Se meditamos um pouco nas armas da luz que São Paulo nos descreve no fim da Carta aos Efésios (Efe 6.10-20), facilmente descobrimos que elas pertencem a três grupos: a Verdade, a Bondade e a Beleza. Com o cinturão da Verdade nos cingimos, com a espada da Palavra da Verdade nos defendemos e atacamos. Com a couraça da justiça da cruz que é Misericórdia e Bondade nos protegemos. Porém mais terrível que estas duas espécies de armas é a Beleza, pois nela se conjugam as virtualidades da Bondade e da Verdade.

A Beleza de Maria é uma arma terrível entregue à Igreja, não apenas para dissuadir e seduzir, mas para combater o bom combate e derrotar os inimigos.

Desde sempre a Igreja viu em Maria, cheia de graça, a mais bela das criaturas de Deus. Não se trata de uma beleza física, exterior, mas interior. A Beleza de Maria é o resplendor da Beleza de Deus, presente nela pelo Espírito que a habita.  ...

Que Beleza tão sublime é esta que resplandece na Virgem Maria? Assim como podemos dizer que Deus é Amor, que Deus é Verdade, também devemos afirmar que Deus é Beleza, a fonte de toda a Beleza. Esta Beleza divina manifesta o esplendor do encontro da Verdade e da Bondade, é uma beleza simbólica. Há no mundo muitas outras expressões de beleza em que não se dá este encontro da verdade com a bondade.

No Evangelho, o momento onde melhor resplandece a Beleza espiritual de Maria é na Visitação e no Magnificat (Lc 1.39-56). Neste hino, como que saindo de si mesma, a Virgem Santíssima engrandece o Senhor pelas suas obras de Misericórdia para com a humanidade inteira. Criados para sermos o louvor da glória de Deus, para O adorarmos, amarmos e servirmos, na medida em que realizamos este programa litúrgico vemos que Deus reveste a nossa vida com o manto da sua Beleza, da sua Justiça. ...

No livro do Cântico dos Cânticos a tradição cristã vê a Virgem Maria representada na amada.  Em três poemas o amado descreve a beleza da amada.

Um deles termina com esta frase: “Quem é essa que desponta como a aurora, bela como a lua, fulgurante como o sol, terrível como exército de bandeiras desfraldadas? (CANT.  6.10)

É terrível a Beleza da Virgem Maria? Terrível como um exército que avança para o combate?

Lemos no livro de Judite que esta mulher, notável pela sua beleza, conseguiu agradar a Holofernes, o general do exército que estava invadindo Israel e cortou-lhe a cabeça, fazendo gorar essa campanha militar (JD 8.7)

Não por acaso os Padres da Igreja afirmaram repetidas vezes, e os exorcistas de todos os tempos o confirmam, que a Beleza da Virgem Maria, uma criatura humana revestida da santidade de Deus, é o terror dos demônios e a sua máxima humilhação.

Quem se torna amigo da Virgem Maria e se deixa contagiar pela sua Beleza encontra a melhor proteção contra as ciladas do inimigo.

Como a Virgem Maria, deixemo-nos revestir com as vestes da salvação e com o manto da Justiça de Deus, ou seja, com a sua Beleza. Como cristãos, resgatados por Cristo e chamados a ser santos, temos a missão de fazer resplandecer no meio das trevas e da corrupção do mundo a mesma Beleza divina que Nossa Senhora recebeu e cultivou.
                                                                  A Beleza da Virgem  Maria  -  D. João Marcos

O Concílio Ecumênico Vaticano II, pela primeira vez na história da Igreja, dedicou a Maria um capítulo inteiro da Constituição da Igreja Lumen Gentium. Dedicou o capítulo VIII dessa Constituição, colocado como coroamento da caminhada do povo peregrino que se direciona, na fé, na esperança e no amor, à Casa do Pai, que vive em seu mistério. ...

O parágrafo 55 faz várias alusões a Maria de Nazaré na linhagem das mulheres do A.T. como de toda a humanidade
           Maria no contexto da Evangelização da Igreja à luz do Vaticano II - Ir. Lina Boff

PROPÓSITO DO MÊS

Meditar e refletir:
·         *Que Beleza tão sublime é esta que resplandece na Virgem Maria?
·         *É terrível a Beleza da Virgem Maria?

INTENÇÃO MENSAL

Oferecimento da oração do Santo Terço, “pelos sacerdotes que vivem o seu trabalho pastoral com dificuldade e na solidão.”

PARA APROFUNDAR
Constituição Dogmática “Lumen Gentium” - Concílio Ecumênico Vaticano II - Cap.VIII - A Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, no Mistério de Cristo e da Igreja  -  52/69.
A Beleza da Virgem Maria - (pg. 83) - D. João Marcos.

Maria na Liturgia e na piedade popular - (pg15) Pe. Valdivino Guimarães, C.Ss.R.

*A obra que ilustra o Tema Mensal Julho 2018, é de Cesare da Sesto (1452-1519) - “Virgem e o menino com cordeiro”  -  Museo Poldi Pezzoli  -  Milão.              

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br

Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word