Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de jan. de 2021

Tema Mensal - Janeiro 2021

 Janeiro - 2021

(Ano B)

“Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lc 2.19)

“Ao ver Jesus que passava, João disse: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1.36)


A existência da Virgem Maria não foi uma caminhada tranquila, sem encruzilhadas, sem esquinas, sem tensões e dúvidas. Maria, no entanto, sempre que se cruzou com a vontade de Deus, discerniu-a, acolheu-a, gravou-a no seu coração, e gravou-a muitas vezes com o estilete do sofrimento. Ao longo de toda a sua vida, soube manter sempre claro e firme o seu “sim” à vontade de Deus. Nunca se desviou do rumo certo. ...


Quando o Anjo lhe anuncia que vai ser mãe permanecendo virgem, Maria pergunta cheia de assombro: “Como será isso?...”


Assombro que também nós sentimos quando, por vezes, de repente e sem sabermos como, a nossa fé desperta, lampeja como um relâmpago, e as coisas em que sempre acreditamos nos surgem como novas, raras, diferentes. Assim acontece, por exemplo, quando nos fixamos longa e intensamente no Presépio ou no Crucifixo, na Hóstia consagrada ou em algum texto do Evangelho: parece então que os “vemos” pela primeira vez e ficamos ali de olhos arregalados, como crianças que estreiam um brinquedo ou fazem a primeira visita à Disneylândia. ...


O esclarecimento do Anjo foi claro e simples: “A encarnação do Verbo de Deus no teu ventre virginal será obra do Espírito Santo...” Maria disse então: “Estou às ordens do Senhor: cumpra-se em mim o que disseste.” 


No decurso da nossa vida também algumas coisas nos parecem difíceis, se não impossíveis: conservar-se limpo no meio do lodaçal, testemunhar a fé num ambiente hostil, perdoar riscando as ofensas do nosso rol, implantar a paz e a justiça, dar a vida pelos irmãos... Temos, porém, a mesma garantia que a Bendita Donzela recebeu: o Espírito Santo dá-nos cobertura, envolve-nos com a sua sombra reconfortante, porque “a Deus nada é impossível”.


Se eu deixar, marianamente, que Ele atue à vontade e livremente através da minha pessoa, o “sim” humano torna-se fonte de vida nova, desencadeia a força divina que realiza feitos portentosos.


Tendo concebido o Messias, Maria não ficou muda e quieta... Ao saber pelo Anjo que a sua idosa prima Isabel estava grávida, correu a oferecer-lhe os seus humildes préstimos. A “serva do Senhor” tornou-se a “servidora dos necessitados”. ...


O Filho de Deus e de Maria começara a sua missão redentora em Isabel e no seu filho em gestação. A alma de Isabel iluminou-se como um vitral, ao ver-se perante a “Mãe do seu Senhor” e desatou em vivas e hossanas: “Bendita Mãe!... Bendito Filho!...”


Perante a vertigem do Mistério, a veia profética de Maria irrompeu num cantar formoso: “A Deus o louvor e a glória!... Ele realizou em mim coisas grandiosas... Valeu-se da minha pequenez para levar a cabo o seu plano de Misericórdia... Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada.”


As flores que Isabel tinha atirado sobre Maria, esta remeteu-as para aquele que vem salvar-nos. O louvor, a exultação, o agradecimento, a utopia dum mundo novo, brotam espontaneamente de um coração cheio de Cristo. ...


Quando tinha doze anos, Jesus ficou no Templo de Jerusalém, sem que José e Maria se dessem conta. Foram três dias e três noites de incerteza, de medo, de angústia, de agonia, até o encontrarem. ...


De vez em quando, também nós perdemos Jesus de vista. Parece que se esconde aos nossos olhos. Temos então de o procurar com perseverança, caminhando no meio da noite, perscrutando o sentido dos acontecimentos e fazendo perguntas: “Por que motivo procede Deus assim? Que pretende comunicar-me? Quais serão os seus desígnios?” 


Deste modo se preparava Maria para dias ainda mais escuros  ...


Ao tomar parte num jantar de festa, Maria viu que o vinho escasseava e rogou a Jesus que evitasse aquela vergonha e aflição. Assumia as necessidades alheias como próprias; procedia já como Mãe e consoladora dos aflitos.


A sua fé provocou o primeiro Milagre de Jesus e despertou a fé dos discípulos. Em Canã da Galiléia começou a manifestar-se a maternidade espiritual de Santa Maria: Ela vê o que precisamos, mantém viva a nossa confiança, vela e intercede por nós. ...

Maria desencadeia o poder Messiânico de Jesus, que nos liberta das nossas misérias. Deseja, acima de tudo, despertar em nós a fé, como o bem maior que Ela nos pode obter.


Em Canã da Galiléia, deixou-nos Maria a sua palavra de ordem: “Fazei tudo o que Jesus vos disser.” Eis o primeiro e o último mandamento mariano.  ...


No Calvário, apontando para o discípulo predileto, Jesus confia à sua Mãe uma missão que a manterá ocupada até ao fim dos tempos: “Eis aí o teu filho.”


A partir de então, Maria cumpre o seu papel de instrumento do Espírito, para que a vida cristã se desenvolva em cada um de nós.


Em cada Altar e coração, ressoa a eterna melodia: “Fazei o que Jesus vos disser”


                                                            Nossa Senhora do Evangelho - Abílio Pina Ribeiro



PROPÓSITO  DO  MÊS  

Meditar e refletir: Eis o primeiro e o último mandamento mariano: “Fazei tudo o que Jesus vos disser”

INTENÇÃO  MENSAL

Oferecimento da oração do Santo Terço à Virgem Maria, rezando: “Senhor, dai-nos a Vossa Paz!”

Para aprofundar:

Nossa Senhora do Evangelho “Fazei o que Ele vos disser” - Abílio Pina Ribeiro

*A obra que ilustra o Tema Mensal - Janeiro 2021 (Ano B): “Magnificat” e “Cristo Missionário”   de:  Mirtis G. Moraes.


M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br

 Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina-sp.blogspot.com


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp

*Instagran:  virgemperegrinaSP

Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word