Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de mar. de 2022

Tema Mensal - Março 2022

 Março – 2022

(Ano C)

“Ao teu alcance está a palavra, em tua boca e em teu coração...” (Rom 10.8)

“Manteve fielmente sua união com o Filho até a Cruz”  (L.G. 58)

Vivendo, dia após dia, em busca do Senhor, o que mais desconcerta os caminhantes da fé é o silêncio de Deus.

São João da Cruz expressa admiravelmente o silêncio de Deus com estes versos imortais:


Onde Te escondeste,
Amado, deixando-me a gemer?
Fugiste como o cervo, depois de me ferir.
Saí atrás de Ti, clamando, e tinhas ido.

A vivência da fé, a vida com Deus, é isso: um êxodo, um sair sempre “atrás de Ti, clamando”. E aqui começa a eterna odisseia dos que buscam a Deus: a história pesada e monótona, capaz de acabar com qualquer resistência: em cada instante, em cada tentativa de oração, quando parecia que essa “figura” de Deus estava ao alcance da mão, já “tinhas ido”, o Senhor envolve-se no manto do silêncio, e fica escondido. Parece um Rosto perpetuamente fugitivo e inacessível, aparece e desaparece, aproxima-se e afasta-se, concretiza-se e desvanece. ...

O crente é invadido pelo silêncio envolvente e desconcertante de Deus e, pouco a pouco, é dominado por uma vaga impressão de insegurança: Isso tudo será verdade? Não será um produto da mente? Ou, ao contrário, será a realidade mais sólida do Universo? E fica a navegar sobre areias movediças, desconcertado pelo silêncio de Deus. Aqui se cumpre o que diz o Salmo 29: “Escondeste o Teu Rosto e fiquei desconcertado.”

O profeta Jeremias experimentou esse silêncio de Deus com uma vivacidade terrível. O profeta diz ao Senhor: Javé, depois de ter suportado por Ti, ao longo da minha vida, toda a espécie de atentados, ultrajes e assaltos ... não será Tu senão um reflexo no espelho, um simples vapor de água? (Jr 15.15-18) 

Só um profundo espírito de abandono e uma fé adulta nos livrarão do desconcerto e evitarão que sejamos arrasados pelo silêncio.

A fé adulta é a que vê o essencial e o invisível. É a que “sabe” que por trás do silêncio respira Deus, e que, por trás das montanhas, vem chegando a aurora.

O essencial está sempre escondido à retina humana, tanto à retina dos olhos como à da sensibilidade interior. O essencial, a realidade última, só podem ser atingidos pelo olhar penetrante da fé pura e limpa, da fé adulta.  ...

“Manteve fielmente a sua união com o Filho até à Cruz, onde esteve não sem desígnio divino. Veementemente sofreu junto com seu Unigenito. E com ânimo materno associou-se ao seu sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima por Ela mesma gerada” (L.G.58)

No meio dessa escuridão, Maria, manteve o seu faça-se em tom sustenido e agudo.  ...

“Meu Pai, em Teus braços deposito o meu querido Filho”

Foi o holocausto perfeito, a oblação total. A Mãe adquiriu uma estrutura espiritual vertiginosa; nunca foi tão pobre nem tão grande, parecia uma pálida sombra, mas tinha ao mesmo tempo o semblante de uma rainha.

Maria é modelo para qualquer pessoa, em qualquer estado. A sua coragem e fortaleza, essa fé adulta da Mãe, livrar-nos-á também a nós de qualquer asfixia.

                                         O Silêncio de Maria - Conhecer de perto, Amar melhor - Ignacio Larrañaga

  

Este mês de março inicia-se com a Quaresma e a Campanha da Fraternidade, tempo especial de conversão por meio da oração, da penitência e da caridade, preparando-nos para a Páscoa. A experiência da misericórdia de Deus na Quaresma nos motiva a sermos “misericordiosos como o Pai”, praticando a caridade e promovendo o perdão, a reconciliação e a paz.                                            

                                                                                                               D. Sérgio da Rocha

 

PROPÓSITO  DO  MÊS

Meditar e refletir: “A fé adulta é a que vê o essencial e o invisível. É a que “sabe” que por trás do silêncio respira Deus, e que, por trás das montanhas, vem chegando a aurora. O essencial está sempre escondido à retina humana, tanto à retina dos olhos como à da sensibilidade interior. ”

INTENÇÃO  MENSAL

Oferecimento do Santo Terço à Virgem Maria, rezando: “Mãe Santíssima, Rainha da Paz, dai ao Mundo a vossa Paz”

Para aprofundar:

O Silêncio de Maria - Conhecer de perto, Amar melhor - Ignacio Larrañaga

*A obra que ilustra o Tema Mensal - Março 2022 (Ano C) : El Greco. “Pietà”. Óleo sobre tela. Coleção Niarchos. Paris - França.

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br

 Baixe este e Temas de meses anteriores  DOWNLOAD


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp

*Instagram:  virgemperegrinaSP

Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br