Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de nov. de 2021

Tema Mensal - novembro 2021

 Novembro - 2021

(Ano B)

“Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão...” (Ap 1.7))

“A Ele que nos ama e nos libertou de nossos pecados com seu Sangue...

A glória e o poder pelos séculos” (Ap 1.5-6)

 

O final da vida de Jesus não foi seu fim. O querígma primitivo afirma que “Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado e que Ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Cor 15.3s). Disso os discípulos são “testemunhas”. Do escândalo da Cruz surgiu a novidade do impossível. Essa absoluta novidade para eles e a absoluta novidade experimentada neles fazem com que se formule a fé em Deus, sua aceitação de Jesus e sua Esperança do Reino de Deus. O que há de impossível nessa novidade faz com que, a partir da Ressurreição de Jesus, aceitem a suprema e irrevogável revelação do que é Deus, do que é Jesus e do que são eles mesmos. Daí paulatinamente foram formulando essa novidade trinitariamente.

                                                                                                  Novo Dicionário de Teologia - Cristologia 


Cristo, Verbo eterno, é “aquele que é” e sempre foi, princípio e fim de toda a criação. Cristo, Verbo encarnado, é aquele que vem para salvar os homens, princípio e fim de toda redenção e que um dia virá para julgar o mundo. Ei-lo que vem entre as nuvens e todos os olhos O verão, também os que O transpassaram e, por causa dele, hão de se lamentar todas as tribos da terra.

A visão grandiosa de Cristo Senhor universal une-se a de Cristo crucificado e esta recorda a consideração de seu imenso amor: “Ama-nos, e nos libertou dos nossos pecados em virtude do seu Sangue”. Rei e Senhor, outro caminho não escolheu, para purificar os homens do pecado, senão lavá-los com o próprio Sangue. Unicamente por este preço os introduziu no seu Reino, onde os admitiu não só como súditos, mas também como irmãos e co-herdeiros, como co-participantes de sua realeza, de sua dominação sobre todas as coisas. “Fez de nós um reino de sacerdotes para Deus, seu Pai”. Até este ponto quis Cristo Senhor que participassem os homens de suas grandezas!

O Evangelho (Jo 18.33b-37) também apresenta a realeza de Cristo em relação com sua Paixão e a contrapõe, ao mesmo tempo, às realezas terrenas. Tudo isto baseado no colóquio entre Jesus e Pilatos. Sempre se ocultara o Senhor às multidões, que em momentos de entusiasmo queriam proclamá-lo rei. Entretanto agora, que está para ser condenado à morte, confessa abertamente sua realeza. À pergunta de Pilatos: “Então és rei?”, responde: “Tu o dizes, eu sou Rei”.  Antes, porém, declarara: “Meu Reino não é deste mundo.”

A realeza de Cristo não está em função de domínio temporal algum, nem político! É, ao contrário, de domínio espiritual: consiste em anunciar a verdade, em conduzir os homens à suprema Verdade, libertando-os das trevas do erro e do pecado. “Para isto vim ao mundo - diz Jesus - para dar testemunho da verdade”. Jesus é a “Testemunha fiel” da verdade, isto é, do Mistério de Deus e de seus desígnios de salvação do mundo. Veio revelá-los aos homens e testemunhá-los com o sacrifício da própria vida. Por isso, só quando está para abraçar a Cruz declara-se Rei. E, da Cruz, atrairá tudo a si. (Jo 12.32)

Impressionante é que, no Evangelho de João - o evangelista teólogo - esteja o tema da realeza de Cristo constantemente ligado ao da Paixão. É que, na realidade, é a Cruz o trono régio de Cristo. Da Cruz abre os braços para apertar a si todos os homens, da Cruz governa com seu amor. Para que reine sobre nós, temos de nos deixar atrair e vencer pelo seu amor.

Intimidade Divina - Gabriel de Sta. Ma. Madalena, O.C.D.

Jesus cumpriu a Palavra, porque era a Palavra e excedeu os limites do possível. A força transcendente de Deus pode tornar possível o impossível. E não concorre com a liberdade humana, mas coopera com ela e promove-a naqueles que O escutam e põem em prática a Sua Palavra. A força de homens e mulheres de Deus está marcada de impotências, mas pode sempre descobrir o que fazer, nos dramas e situações conturbadas, para realizar o que Deus pede. É mediante pessoas que cumprem a Sua Palavra, seguem a Sua vontade,  como Moisés, como Maria e como Jesus, que Deus governa o mundo. Cristo é Senhor do universo, Senhor dos seres humanos que, livres para o serviço, não se sujeitam às estruturas do poder corrompido.

                                                                   O Credo em Imagens  -  Carlos A. M. Azevedo e Isabel Nunes

 

Dia 21/11/2021, último Domingo do Ano Litúrgico: “Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo”.

 

PROPÓSITO  DO  MÊS

Meditar e refletir:

“...é a Cruz o trono régio de Cristo. Da Cruz abre os braços para apertar a Si e todos os homens, da Cruz governa com seu amor”

INTENSÃO  MENSAL

Oferecimento do Santo Terço à Santíssima Virgem Maria, “Para que sejamos um apoio, na vida de quem sofre” - “Rezemos”

PARA APROFUNDAR

Novo Dicionário de Teologia - (Cristologia) - Juan José Tamayo (org.)

Intimidade Divina - Gabriel de Sta. Ma. Madalena, O.C.D.

O  Credo  em  Imagens  -  Carlos A. M. Azevedo  e  Isabel Nunes

 

*A obra que ilustra o Tema Mensal - Novembro 2021: “Cristo Pantocrator” - Pe. Marko Ivan Rupnik e se encontra em Budapeste - Hungria.


M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br


 Baixe este e Temas de meses anteriores  DOWNLOAD


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp

*Instagran:  virgemperegrinaSP

Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br