Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de fev. de 2022

Tema Mensal - Fevereiro 2022

 

Fevereiro - 2022

(Ano - C)

“Ele será um sinal de contradição - uma espada transpassará a tua alma!” Lc 2.34-35

 


“Maria, Mãe do mundo, Maria, Mãe da luz”

 

“Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição - uma espada traspassará a tua alma! - e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações.” (Lc 2.34-35)

A profecia de Simeão mostra a união de Maria com o Mistério de Cristo. Assim, como uma lança rompe o lado de Jesus na cruz, também essa espada de dor traspassa a alma de Maria, e traspassar a alma significa não uma dor corporal, mas uma dor que é gerada pela participação na paixão do seu próprio Filho. Ela possui uma união espiritual além do vínculo materno. Essa espada que traspassa a sua alma, a espada da Palavra de Deus, que profetiza sobre Jesus. Palavra que pelos profetas profetizou o sofrimento do Filho de Deus, Palavra que Ela vê se cumprir em seu próprio Filho Jesus. E a espada traspassa a alma de Maria, pois Ela prefigura aquilo que aconteceria com seu próprio Filho.

                                          Compêndio de Mariologia - Pe. Rafael Augusto Linhares Pinto

O martírio da Virgem é mencionado tanto na profecia de Simeão quanto no relato da Paixão do Senhor.

Verdadeiramente, ó Santa Mãe, uma espada traspassou tua alma. Aliás, somente traspassando-a, penetraria na carne do Filho. De fato, visto que o teu Jesus - de todos certamente, mas especialmente teu - a lança cruel, abrindo-lhe o lado sem poupar um morto, não atingiu a alma dele, mas ela traspassou a tua alma. A alma dele já ali não estava, a tua, porém, não podia ser arrancada dali. Por isso, a violência da dor penetrou em tua alma e nós te proclamamos, com justiça, mais do que mártir, porque a compaixão ultrapassou a dor da paixão corporal.

E pior que a espada, traspassando a alma, não foi aquela palavra que atingiu até a divisão entre a alma e o espírito: “Mulher, eis aí teu filho?” (Jo 19.26). Oh!, que troca incrível! João, Mãe, te é entregue em vez de Jesus, o servo em lugar do Senhor, o discípulo pelo Mestre, o filho de Zebedeu pelo Filho de Deus, o puro homem, em vez do Deus verdadeiro.

Como ouvir isso deixaria de traspassar tua alma tão afetuosa, se até a sua lembrança nos corta os corações, tão de pedra, tão de ferro?

Não vos admireis, irmãos e irmãs, que se diga ter Maria sido mártir na alma. Poderia espantar-se quem não se recordasse do que Paulo afirmou, que entre os maiores crimes dos gentios estava o de serem sem afeição. Muito longe do coração de Maria tudo isso; esteja também longe de seus servos.

Talvez haja quem pergunte: “Mas não sabia Ela de antemão que iria Ele morrer?”. Sem dúvida alguma. “E não esperava que logo ressuscitaria?” Com toda a confiança. “E mesmo assim sofreu com o Crucificado?” Com toda a veemência. Aliás, tu quem és ou de onde tua sabedoria, para te admirares mais de Maria que compadecia, do que do Filho de Maria a padecer? Ele pôde morrer no corpo; não podia Ela morrer juntamente no Coração?

É obra da caridade: ninguém a teve maior! Obra de caridade também isso: depois dela nunca houve igual.                     

                                                              Dos Sermões de São Bernardo, abade - Século XII

 

 “O amor de Deus e a redenção em Cristo são para todos. A universalidade do amor de Deus, em quem cremos, leva-nos a reconhecer no outro um irmão ou uma irmã a serem amados. O Papa Francisco, em sua Encíclica Fratelli Tutti, ressalta justamente a necessidade de alargarmos nosso amor fraterno, sem excluir ninguém, a fim de sermos, de fato, “todos irmãos”.

                                                                                                               D. Sergio da Rocha

 

Dia 11 de fevereiro - “Nossa Senhora de Lourdes”

 

PROPÓSITO DO MÊS

Meditar e refletir: “É obra da caridade: ninguém a teve maior! Obra de caridade também isso: depois dela nunca houve igual.”

INTENÇÃO MENSAL

Oferecimento do Santo Terço à Santíssima Virgem Maria, rezando: “Senhor, que eu me torne um próximo dos outros”

Para aprofundar:

Compêndio de Mariologia - Pe. Rafael Augusto Linhares Pinto

Santo Exercício da Via-Sacra  -  Com meditações dos Padres da Igreja  =  “Dos Sermões de São Bernardo, abade - Século XII”

Carta Encíclica do Papa Francisco - Fratelli Tutti - Sobre a fraternidade e a amizade social.

*A obra que ilustra o Tema Mensal - Fevereiro 2022 (Ano - C): “Apresentação, de Jesus, no Templo”,  é de Pe. Marko Ivan Rupnik.

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br


 Baixe este e Temas de meses anteriores  DOWNLOAD


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp

*Instagram:  virgemperegrinaSP

Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br