Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de jun. de 2017

Tema Mensal - Junho 2017

"O Pai compraz-se em contemplar-Te como a obra-prima das suas mãos,
o Filho como a fonte de onde brotou o sangue que nos redimiu,
o Espírito como o seu maior templo."
Oração do Santo Cura d'Ars, à Nossa Senhora 

Junho - 2017
(Ano A)

Maria “Mãe de Deus Filho e, portanto,
filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo” (L.G. 53)


“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!”  (2 Cor. 13. 13)

Santuário da Santíssima Trindade”. Assim foi designada Maria de Nazaré, por São Luís Maria de Montfort.

Maria é o lugar puríssimo da Presença divina, a “Arca da Aliança” coberta pela sombra do Espírito, a morada santa do Verbo encarnado. “Mãe de Deus Filho e, portanto, filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo”, resume o Segundo Concílio do Vaticano.

Na cena da Anunciação encontramos a revelação de Deus Trindade. O anjo traz à Maria a saudação do Pai, anuncia-lhe a encarnação do Filho, revela-lhe que o Espírito Santo a cobrirá com a sua sombra.

Na carta de São Paulo aos Gálatas também se vislumbra a Mãe de Jesus inserida num contexto trinitário: “... ao chegar à plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher... para nós recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abbá! - Pai!”
   (Gal 4.4-6)

Neste texto - que é, historicamente, o primeiro em que se faz alusão à Mãe de Jesus -, Paulo celebra, por um lado, a caridade do Pai, o envio do Filho e a doação do Espírito Santo e, por  outro, o papel materno da “mulher”.

Ela não é citada pelo nome, mas subentende-se que é Maria. A Trindade é a fonte da salvação; Maria, a mulher escolhida para chegar ao mundo o Salvador.

A graça da salvação é possível porque, na altura própria, de Maria toma corpo o Filho de Deus, e nós entramos a fazer parte da mesma família: orgulhamo-nos do mesmo Pai, somos habitados pelo mesmo Espírito, temos Jesus Cristo como irmão e até chamamos Mãe à sua própria Mãe.                                     
Abílio Pina Ribeiro

Para entrar na órbita da salvação, o homem há de crer no amor de Deus Trindade e há de reconhecer este amor em Cristo que o encarna e foi enviado “a fim de que todo o que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Crer em Cristo é crer na Trindade: no Pai que o enviou, no Espírito Santo que o guiou no cumprimento de sua missão.

O mistério trinitário é a fonte do mistério de Cristo,
fonte da salvação universal, fonte da vida cristã.

Compreendemos, agora, a bela forma trinitária de S. Paulo que termina a segunda carta aos Coríntios: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2 Cor 13.13)  O Apóstolo a todos deseja a graça da salvação merecida por Cristo; deseja-lhes o amor do Pai, causa da salvação; deseja-lhes, por fim, a comunhão do Espírito Santo por quem graça e amor são derramados no coração dos fiéis e são estes assumidos na comunhão do Pai e do Filho. Assim entra o homem, por meio de Cristo, no ritmo da vida trinitária, vida de amor e de comunhão com as três Pessoas divinas que nele habitam.
                                                                                                     Gabriel de Sta. Ma. Madalena, O.C.D.



PROPÓSITO DO MÊS

Meditar e refletir
“A graça da salvação é possível porque, na altura própria, de Maria toma corpo o Filho de Deus, e nós entramos a fazer parte da mesma família: orgulhamo-nos do mesmo Pai, somos habitados pelo mesmo Espírito, temos Jesus Cristo como irmão e até chamamos Mãe à sua própria Mãe.”    

INTENÇÃO MENSAL
Oferecimento da oração do Santo Terço, pedindo à Virgem Maria: “fazei com que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente”.

Para aprofundar
Nossa Senhora do Evangelho - “Fazei o que Ele vos disser” - Abílio Pina Ribeiro
Intimidade Divina - Gabriel de Sta. Ma. Madalena, O.C.D.
Constituição Dogmática “Lumen Gentium” - Doc. 53 - Compêndio do Vaticano II

*A obra que ilustra o Tema Mensal - junho 2017, é de Diego Velázquez: “A Santíssima Trindade coroando a Virgem” - Museu do Prado - Madri - Espanha.

                                                                                                                                          M.C.V.F.


Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word