Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

6 de jul. de 2017

Tema Mensal de Julho 2017

Julho – 2017
 (Ano A)

“Ave Maria, glória de Jerusalém, alegria de Israel, honra do nosso povo” (Jd 15.9)


“Por Jesus Cristo a seu Pai; a Jesus Cristo por sua Mãe”
São Luís Maria Grignion de Montfort

Na oração, o Espírito Santo nos une à Pessoa do Filho Único, em sua humanidade glorificada. Por ela e nela, nossa oração filial entra em comunhão, na Igreja, com a Mãe de Jesus.

A partir do consentimento dado na fé por ocasião da Anunciação e mantido sem hesitação sob a cruz, a maternidade de Maria se estende aos irmãos e às irmãs de seu Filho “que ainda são peregrinos e expostos aos perigos e às misérias”. Jesus, o único Mediador, é o caminho de nossa oração; Maria, sua Mãe e nossa Mãe, é pura transparência dele. Maria “mostra o Caminho”, é seu “sinal”, conforme a iconografia tradicional no Oriente e no Ocidente.
                                                                                   Catecismo da Igreja Católica – 2674

Um dos mais belos ícones orientais é o da Hodegétria ou Odigitria: representa Maria a indicar Jesus com a mão direita. Hodegétria significa precisamente “aquela que mostra o caminho”. Uma pura mediação para chegarmos a Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Os Padres da Igreja vêem-na como um altar em que Ele está exposto, um templo que o contém. Aplicam-lhe as alegorias da tenda do Êxodo, da arca da Aliança, do jardim do Cântico dos Cânticos. São Francisco saudava a Mãe de Jesus como seu “palácio”, “sua casa”, “sua roupa”.

Para São Romano, é o “veículo santíssimo” que transporta o Salvador. Podemos vê-la com os olhos do espírito a andar pelas ruelas de Nazaré com Jesus no ventre ou ao colo. Na sua visita a Isabel, movida pelo Espírito Santo, lembra um sacrário onde se guarda o Corpo de Deus. Em Belém dá à Luz o Verbo encarnado e, como um ostensório, mostra-o a pastores e magos. Leva-o ao templo de Jerusalém para obedecer à Lei de Moisés e, mais tarde, lá irá todos os anos pela Páscoa com José e o menino.

Chegará o momento em que Jesus vai à frente, e Maria segue-o. A mãe torna-se discípula, quando o Filho dá início à missão que o Pai lhe confiara. As palavras de Jesus chegam ao seu coração e encontram aí terreno fértil.

Um dia Jesus proclama: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a cumprem”.

A verdadeira felicidade de Maria não vem de fora, não brota de títulos nem de grandezas, não deriva sequer da maternidade. Nasce do fundo do seu ser, quando escuta e realiza a Palavra do Senhor. 
Se a primeira e mais perfeita discípula foi Maria, “não há melhor mestra e guia para Jesus” - concluía Pio X

Os discípulos ir-se-ão reunindo à sua volta, como sucedeu no Cenáculo, e formarão a comunidade crente. Nas bodas de Caná tinha usado a sua autoridade de mãe, levando-os a fazer o que Jesus lhes dissesse. Ao longo da história, estará sempre a nos enviar para seu Filho e seu Deus.

Leva-nos a Jesus de maneira tão inevitável e espontânea como a aurora leva ao dia. Por isso, o quarto Evangelho assinala a sua presença no princípio e no fim do ministério público de Jesus: quando inaugura os seus milagres, em Caná, e quando consuma a obra redentora, no Calvário.

Maria diz-nos que a opção por Cristo é a única via de acesso ao Pai celeste. No seu Filho encontramos a superação do pecado. Nele, o reinado da paz e da justiça. Nele, o convite a amar os nossos companheiros de jornada. Nele, o apelo a nos tornarmos promotores da vida e da verdade.

O caminho que vem de Deus e nele deságua é fácil de encontrar, porque Deus feito Homem é o caminho em pessoa. “Caminhai no Senhor Jesus” - recomendava Paulo. Tal é, também, o desejo de Maria.
                                                           Nossa Senhora do Evangelho - Abílio Pina Ribeiro 

“A Igreja caminha no tempo para o fim dos séculos e move-se ao encontro do Senhor que vem; mas, neste caminhar, segue o itinerário marcado pela Virgem Maria”. (João Paulo II)


PROPÓSITO  DO  MÊS

Meditar e refletir
“Maria diz-nos que a opção por Cristo é a única via de acesso ao Pai celeste. No seu Filho encontramos a superação do pecado. Nele, o reinado da paz e da justiça. Nele, o convite a amar os nossos companheiros de jornada. Nele, o apelo a nos tornarmos promotores da vida e da verdade.”

INTENÇÃO MENSAL

Oferecimento da oração do Santo Terço, “pelos nossos irmãos que se afastaram da fé, para que, possam redescobrir a proximidade do Senhor misericordioso e a beleza da vida cristã.”

Para aprofundar:

Catecismo da Igreja Católica - CIC - 2674
Nossa Senhora do Evangelho “Fazei o que Ele vos disser” - Abílio Pina Ribeiro

*A obra que ilustra o Tema Mensal julho 2017: Ícone sérvio da Hodegétria “Ela que mostra o caminho [Jesus]” - séc. XIV. Atualmente no Museu Nacional da Sérvia.
                                                                                                                                                                 (M.C.V.F.)




Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word 


www.virgemperegrina.org.br