Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

6 de fev. de 2018

Tema Mensal - Fevereiro 12018


Fevereiro - 2018
(Ano - B)

Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. (1 Pedro 3.18)


“Deus, que não poupou seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não havia de nos dar também, com Ele, todas as coisas?” (Rom. 8.32)

“Toda a vida de Cristo foi um contínuo ensinamento: seus silêncios, seus milagres, seus gestos, sua oração, seu amor ao homem, sua predileção pelos pequenos e pelos pobres, a aceitação do sacrifício total na Cruz pela redenção do mundo, sua Ressurreição constituem a atuação de sua palavra e o cumprimento da Revelação.”
Catecismo da Igreja Católica – 561

“No período da Quaresma, a Igreja, em nome de Deus, renova o apelo à conversão. É a chamada a mudar de vida. Converter-se não é questão de um momento ou de um período do ano, é compromisso que dura toda a vida. Quem de nós pode presumir que não é pecador? Ninguém. Todos o somos.”                                      
O Espírito da Quaresma e da Páscoa - Papa Francisco

“A vigília de um grande acontecimento é marcada por um tempo de reflexão, como que um recolhimento antes de penetrar na nova vida. Todas as interrogações e hesitações desaparecerão depois na viagem para novos horizontes.

Cristo é levado ao deserto pelo Espírito, a fim de se preparar para a sua Missão (Evangelho): deixa os hábitos cotidianos, o ritmo de vida, os laços de família e amizade, para seguir um caminho que o conduzirá à sua Páscoa; esse corte do que ficou para trás já é uma antecipação do sacrifício de sua vida.

“Convertei-vos e crede no Evangelho”. A Quaresma nos convida, como indivíduos e comunidades, a crer no Evangelho, isto é, a libertar-nos de todo ídolo e mitologia; a confiar plenamente no Cristo e em sua palavra; a engajar-nos profundamente no caminho por Ele indicado, passando pelo sacrifício e a cruz, visando a atingir a libertação da Páscoa.”
Missal Dominical – Paulus

“Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
(Mt. 16.24)

Renunciar a nós próprios é esvaziarmo-nos dos nossos desejos, programas, esquemas mentais e seguranças de qualquer espécie, de tudo aquilo que, antes de O conhecermos era o centro da nossa vida e o objetivo da nossa existência. Trata-se, antes de mais, de renunciar ao mal e ao pecado, mas também a uma vida sem Jesus Cristo e a uma justiça humana, conseguida pelo nosso esforço. Ele nos dá uma justiça nova, a maneira justa de nos relacionarmos com as coisas, com os outros e com Deus, justiça que não podemos conseguir pelos nossos esforços. (...) Assim, a pessoa de Jesus surge, perante aquele que é chamado por Ele, como um deslumbramento e um tesouro mais precioso do que tudo o que existe no mundo.  (...)

Para nós cristãos, o caminho da fé não é outro senão o caminho de Jesus, que nos leva a uma identificação progressiva com Ele, aceitando a cruz em cada dia e nos disponibilizando, cada vez mais, para que Ele realize as Suas obras neste mundo por meio de nós. A fé é assim um percurso em que aprendemos a obedecer até à morte e morte de cruz. Unindo-nos a Ele, sofremos e morremos com Ele, para sermos com Ele glorificados, segundo a Sua promessa.
A Beleza da Virgem Maria - D. João Marcos


PROPÓSITO DO MÊS

Meditar e refletir:
“Para nós cristãos, o caminho da fé não é outro senão o caminho de Jesus, que nos leva a uma identificação progressiva com Ele, aceitando a cruz em cada dia ...”
                                                                            A Beleza da Virgem Maria - D. João Marcos

INTENÇÃO MENSAL

Oferecimento da oração do Santo Terço à Santíssima Virgem Maria, pela intenção Universal, do Papa Francisco: “Para que aqueles que têm poder material, político ou espiritual não se deixem dominar pela corrupção.”

PARA APROFUNDAR

Catecismo da Igreja Católica - 561 - pág. 159
O Espírito da Quaresma e da Páscoa - Papa Francisco - Paulus
Missal Dominical - Missal da Assembléia Cristã - Paulus
A Beleza da Virgem Maria - 12 Catequese sobre Nossa Senhora - D. João Marcos - Paulus


*A obra que ilustra o Tema Mensal de fevereiro 2018, é de Salvador Dali - “Cristo de São João da Cruz” e está no Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove, Glasgow, Grã-Bretanha.
M.C.V.F.

Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word

Apostolado Virgem Peregrina da Família

www.virgemperegrina.org.br