Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de jul. de 2022

Terma Mensal - Julho 2022

Tema Mensal - Julho 2022
(Ano C)

“Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.”


“A minha alma engrandece ao Senhor, e meu espirito se alegra em Deus...” (Lc 1)

Maria diz: meu espírito se alegra em Deus. Isso significa não uma alegria comum e passageira, mas uma alegria de realização, de plenitude, de felicidade, de participação da glória eterna e da vida celeste. Essa pureza de Espírito reflete sempre aquilo que é símbolo da virgindade, que é a imagem da pureza original, e assim, percebe-se que em Maria há uma perfeita certeza de sentido; é uma alegria que reflete o encontro da vocação. A alegria de Espírito é aquela paz que todos sentem quando encontram aquilo que realmente lhes fará realizados e felizes. Por isso, em Maria a virgindade de espírito remete ao fim último para o qual ela foi criada e preservada, remetendo também à perfeita manifestação da liberdade que nela se realiza.

O âmbito do Espírito é a sede das mais profundas aspirações dos homens, onde estão fundados os seus ideais, seus sonhos, suas crenças, o verdadeiro sentido de sua vida. É nesse âmbito da vida humana que está fundado o desejo de transcendência e, também, a paixão do ter, que faz com que o ser humano sempre busque preencher o vazio interior, o desejo de plenitude. Maria conservou sua pureza perpetuamente, pois em tudo Maria já se sentia realizada. Ela já possuía aquilo que o coração do ser humano tanto deseja, e sua realização já era plena, pois já estava unida em plenitude ao próprio Deus. Também após a sua vida terrena, foi elevada de corpo e alma para o seio da Trindade, para que aquilo que ela participou em parte na terra, numa plenitude possível, pudesse ser plenificado de forma perfeitíssima, não só unida ao Filho e ao Espírito, mas também no Céu ao Pai.

Maria preservou todo o seu ser, pois ela não desejava nada mais do que aquilo que era a vontade de Deus em sua vida. Pois, essa era a sua realização, essa era a sua Alegria. Portanto, vê-se que a preservação da pureza corporal não só foi causa de glorificação divina, mas também foi causa de preservação dos outros âmbitos da vida interior de Maria.

Percebe-se que a integridade corporal se refletiu na perfeita capacidade racional de discernir o bem e o mal e viver numa justiça profunda, dando a Deus o que era devido; e uma capacidade de realização em seu chamado, tornando-a feliz e Cheia de Graça. A Virgindade Perpétua de Maria remete à pureza original na qual Ela foi criada, preservada e conservada para sempre.

Maria é a esposa do Espírito Santo, e por isso Ela permanece virgem, para que sua fidelidade fosse eterna. ...

A Virgindade Perpétua de Maria é o grande sinal de fidelidade de Deus para com Ela, que pela Graça divina pode preservá-la da corrupção da concepção e do parto, e dela para com Deus, que depois de ter o menino, foi suficientemente livre para escolher permanecer virgem, sem corromper a obra começada. Aquele que fez a obra sem corromper a sua pureza, também deu a graça necessária para que Ela livremente conservasse incorrupta a pureza de sua virgindade.

Com isso, Maria permaneceu virgem perpétua, totalmente consagrada a Deus, de corpo, alma e espírito; numa inseparável união esponsal.

“Se alguém não confessar, em sentido verdadeiro e próprio, segundo os Santos Padres, que a santa, sempre Virgem e imaculada Maria é Mãe de Deus [Dei genetricem], porque, nos últimos tempos, Ela concebeu sem sêmen masculino [absque semine], por obra do Espírito Santo [ex Spiritu Sancto], de modo milagroso mas real [specialiter et veraciter], o próprio Deus-Verbo, nascido do Pai antes de todos os séculos, e [O] gerou [genuisse] sem perder a virgindade [incorruptibiliter], permanecendo íntegra a sua virgindade também depois do parto [indissolubili permanente et post partum eiusdem virginitate] - seja anátema.” - Definição Dogmática -
Compêndio de Mariologia - Pe. Rafael Augusto Linhares Pinto


*Dia 16 de Julho - Festa de Nossa Senhora do Carmo*


PROPÓSITO DO MÊS

Meditar e refletir: “Havia a promessa de que Deus viria à Terra. Quando chegou a plenitude dos tempos, de que maneira se anunciou sua vinda? Por meio da saudação: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendita és tu entre todas as mulheres”. Era, pois, Maria a promessa segura de que o Senhor viria.

INTENÇÃO MENSAL

Oferecimento do Santo Terço à Santíssima Virgem Maria, rezando: “Virgem puríssima, concebida sem pecado original, Maria, rogai por nós.

PARA APROFUNDAR

Compêndio de Mariologia - Pe. Rafael Augusto Linhares Pinto

Reflexões sobre a Virgem Santíssima - Cardeal Newman

*Ilustra o Tema Mensal - Julho 2022 (Ano C), a obra: “A Virgem Maria”, de El Greco e está no Museu do Prado - Madri - Espanha.


M.C.V.F.


Baixe este e Temas de meses anteriores - DOWNLOAD



Siga nossas Páginas:
*FaceBook: virgemperegrina.sp
*Instagram: virgemperegrinaSP



Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br