Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de ago. de 2022

Terma Mensal - Agosto 2022

 Agosto 2022

(Ano C)

“Rogai por nós, Santa Mãe de Deus”

“Para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Cristo.”   

    A Igreja celebra em agosto de cada ano, tanto no Oriente como no Ocidente, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, ou seja, da sua morte bem-aventurada. É o óbito da Virgem Maria, a sua dormição, o seu trânsito, a sua assunção. Estas quatro palavras dizem quase tudo acerca da maneira como encaramos a morte física, nós que sacramentalmente já morremos e ressuscitamos com Cristo no Batismo, e que vivemos a vida presente levando sempre no nosso corpo o morrer de Jesus para que também no nosso corpo se manifeste a sua vida de Ressuscitado  (cf. 2Cor 4.10).

     A morte do cristão é óbito, ou seja, encontro com Cristo Ressuscitado, vencedor da Morte. É dormição porque adormecemos no Senhor na esperança da ressurreição. É trânsito, é passagem com Cristo deste mundo para o Pai. É assunção, porque ali Cristo assume plenamente cada um de nós levando-nos consigo para o Céu, para as moradas eternas da Casa do Pai. ...  

    Entre as diversas súplicas que dirigimos a Maria, todos conhecemos de cor estas duas: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte e Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Cristo. A hora da nossa morte é habitualmente precedida pela agonia. A palavra agonia significa luta. Não se trata apenas da luta do corpo contra morte, da luta derradeira entre a vida e a morte, luta que a morte vai vencer, mais cedo ou mais tarde. Trata-se da luta espiritual entre aceitar ou não a vontade de Deus, entre morrer reconciliado ou morrer revoltado, rejeitando o seu amor. Como é consoladora a certeza de que Maria nos sustenta com a sua intercessão nessa luta em que tudo se decide para cada um de nós!

    Pedimos também que, pela sua intercessão, nos tornemos dignos de alcançar as promessas de Cristo. Quais são essas promessas? A ressurreição e a vida eterna: quem crê em Mim ainda que morra viverá e Eu o ressuscitarei no último dia (Jo 11.25). Quem acredita em Mim tem a Vida Eterna (Jo 6.40-47)!

    A vida eterna é o grande objetivo da esperança cristão. A fé abre-nos as portas do Céu, que outra coisa não é senão amar a Deus e ao próximo em plenitude, sempre.  ...                                                          Tal como foi a vida de Maria, assim é a vida do cristão: regressar ao Pai por Cristo, com Cristo e em Cristo. Por Cristo, porque ninguém vai ao Pai senão por Ele (cf. Jo 14.6)

...com Ele e n’Ele porque ninguém subiu ao Céu a não ser Aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem (Jo 3.13).

    A glorificação de Nossa Senhora como Rainha dos Anjos e dos Santos garante-nos que não é apenas a Cabeça da Igreja, Cristo, que está glorificada junto do Pai, mas também os membros do Corpo. Com Ele e n’Ele, também Maria participa já plenamente da glória da Santíssima Trindade. Os outros membros da Igreja, a começar pelos Apóstolos, Mártires e Santos estão, digamos assim, em processo de glorificação que apenas ficará concluído no fim do mundo, quando, depois do Juízo Final, Cristo entregar o reino a Deus, seu Pai (cf. 1Cor 15.23-24). Nós, peregrinando ainda no deserto desta vida para a Terra Prometida, sustentados pela mesma promessa de Cristo e pelo exemplo dos Santos, estamos ainda num processo de purificação pelo fogo do Amor que poderá ter de ser concluído no Purgatório. Mas, como diz São Paulo, sabemos que os sofrimentos do tempo  presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós (Rm 8.18).

    O Dógma da Assunção de Nossa Senhora, proclamado pelo Papa Pio XII no dia 1 de novembro de 1950, é muito importante para a Igreja e para nós. A contemplação das promessas de Cristo plenamente realizadas na Santíssima Virgem Maria fortalece-nos nesta certeza de que o Céu existe mesmo, e Deus é fiel às suas promessas. 

    Sabeis o que é o Céu? Como afirmou um grande teólogo do século XX, von Balthasar, o Céu é Deus, para aqueles que O amam; o Inferno é Deus, para aqueles que O odeiam; e o Purgatório é Deus, para aqueles que O desejam. Deus é a primeira e a última realidade e a fonte de de toda a realidade. Por Ele, para Ele e n’Ele tudo subsiste (cf. Col 1.16-17)  e fora d’Ele e sem Ele nada tem consistência. ...

    É por isso que a Igreja nos ensina a cantar: Com minha Mãe estarei na santa glória um dia ...

                                                                       A Beleza da Virgem Maria - D. João Marcos

 

*Dia 21 de Agosto - Assunção de Nossa Senhora

*Dia 22 de Agosto - Nossa Senhora Rainha

 

PROPÓSITO  DO  MÊS

Meditar e refletir: “... o Céu é Deus, para aqueles que O amam; o Inferno é Deus, para aqueles que O odeiam; e o Purgatório é Deus, para aqueles que O desejam.”


INTENÇÃO  MENSAL

Oferecimento do Santo Terço à Santíssima Virgem, rezando: “Sacratíssimo Coração de Jesus, em Vós confio! Doce Coração de Maria sede a nossa salvação!

 

PARA APROFUNDAR

A BELEZA da VIRGEM MARIA  -  D. João Marcos

*Ilustra o Tema Mensal - Agosto 2022 (Ano C),  a obra: “Assunção de Nossa Senhora”

 

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br

Baixe este e Temas de meses anteriores - DOWNLOAD



Siga nossas Páginas:
*FaceBook: virgemperegrina.sp
*Instagram: virgemperegrinaSP



Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br