Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de set. de 2022

Tema Mensal - Setembro 22

A Cruz de Jesus nos ensina que na vida existe o fracasso e a vitória
e que não devemos temer os "momentos maus", que podem ser
iluminados justamente pela Cruz, sinal da vitória de Deus sobre o mal.
Papa Francisco

Setembro – 2022

(Ano C)

“Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos...”

“Pusestes no lenho da Cruz a salvação da humanidade...”

“Pusestes no lenho da Cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencera na árvore do paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido.”

    Os orientais celebram a Cruz com uma solenidade comparável à da Páscoa. O Imperador Constantino havia mandado construir em Jerusalém uma Basílica no Gólgota e outra no Sepulcro do Cristo Ressuscitado. A dedicação dessas Basílicas se realizou a 13 de setembro de 335. No dia seguinte se lembrava ao povo o significado profundo das duas Igrejas, mostrando o que restava do lenho da Cruz do Salvador.

    Deste uso teve origem a celebração do dia 14 de setembro, que encontramos também em Roma pelo século VII. Nesse aniversário se acrescentou mais tarde a lembrança da vitória de Heráclio sobre os persas (630), dos quais o Imperador arrebatou as relíquias da Cruz, que foram solenemente levadas à Jerusalém. Desde então, a Igreja celebra nesse dia o triunfo da Cruz, que é instrumento e sinal da nossa salvação.

    O uso litúrgico, que requer a Cruz próxima do Altar quando se celebra a Missa, representa uma evocação da figura bíblica da serpente de bronze que Moisés elevou no deserto; olhando-a os hebreus mordidos pelas serpentes, eram curados.

                        Missal dominical - Missal da Assembléia Cristã - Exaltação da Santa Cruz

    A Cruz de Jesus nos ensina que na vida existe o fracasso e a vitória, e que não devemos temer os “momentos maus”, que podem ser iluminados justamente pela Cruz, sinal da vitória de Deus sobre o mal. Um mal, satanás, que está destruído e acorrentado, mas “ainda late” e se você se aproximar para acariciá-lo , ele “destruirá você”.

    Contemplar a Cruz, sinal do cristão, é para nós contemplar um sinal de derrota, mas também um sinal de vitória. Na Cruz fracassa “tudo aquilo que Jesus havia realizado na vida”, e acaba toda a esperança das pessoas que O seguiam. “Não tenhamos medo de contemplar a Cruz como um momento de derrota, de fracasso”.

    O livro dos Números, narra o momento do Êxodo, no qual o povo judeu que murmurava “foi mordido pelas serpentes”. E isto evoca a antiga serpente, satanás, o Grande Acusador. Mas a serpente que provocava a morte, diz o Senhor a Moisés, “será elevada e dará a salvação”.

    E esta, “é uma profecia”. De fato, “Jesus feito pecado venceu o autor do pecado, venceu a serpente”. Satanás estava feliz na Sexta-feira Santa,  tão feliz que não percebeu, a grande armadilha “da história em que cairia”.

    Como dizem os Padres da Igreja, satanás “viu Jesus tão desfigurado, esfarrapado e como o peixe faminto que vai à isca presa ao anzol, foi lá e o engoliu, mas naquele momento engoliu também a divindade porque era a isca presa ao anzol, com o peixe”.

    Satanás foi destruído para sempre. Não tem força. A Cruz, torna-se sinal de vitória.

    A nossa vitória é a Cruz de Jesus, vitória diante do nosso inimigo, a grande antiga serpente, o Grande Acusador. Na Cruz fomos salvos, naquele percurso que Jesus quis percorrer até o mais baixo, mas com a força da divindade. Jesus disse: “Quando eu for elevado, atrairei todos para mim”.

    Jesus elevado e satanás destruído. A Cruz de Jesus deve ser para nós a atração: olhar para ela, porque é a força para continuar em frente. E a antiga serpente destruída ainda late, ainda ameaça, mas, como diziam os Padres da Igreja, “é um cão acorrentado; não se aproxime e não morderá você,  mas se você for acariciá-lo porque o encanto o leva até lá como se fosse um cachorrinho, prepare-se, ele destruirá você”.

    A Cruz nos ensina isso, que na vida há o fracasso e a vitória. Devemos ser capazes de tolerar as derrotas, levá-las com paciência, as derrotas, também dos nossos pecados, porque Ele pagou por nós. Tolerá-los n´Ele, pedir perdão n´Ele, mas nunca se deixar seduzir por esse cão acorrentado.

Papa Francisco - Homilias

 

*Dia 08 de Agosto - Natividade de Nossa Senhora

*Dia 14 de Agosto - Exaltação da Santa Cruz

*Dia 15 de Agosto - Nossa Senhora das Dores

 

PROPÓSITO  DO  MÊS

Meditar e refletir: “A Cruz de Jesus nos ensina que na vida existe o fracasso e a vitória, e que não devemos temer os “momentos maus”, que podem ser iluminados justamente pela Cruz, sinal da vitória de Deus sobre o mal”.


INTENÇÃO  MENSAL

Oferecimento do Santo Terço à Santíssima Virgem, rezando: “A Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, seja a nossa salvação”


PARA APROFUNDAR

    Missal Dominical - Missal da Assembléia cristã

    Homilias do nosso “querido” Papa Francisco.

 

*Ilustra o Tema Mensal - Setembro 2022 (Ano C), a obra: “Exaltação da Santa Cruz”

                                                                            

M.C.V.F

www.virgemperegrina.org.br


Baixe este e Temas de meses anteriores - DOWNLOAD



Siga nossas Páginas:
*FaceBook: virgemperegrina.sp
*Instagram: virgemperegrinaSP



Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br