
Tema Mensal de Janeiro
Maria, modelo de oração
“...sua mãe, porém, conservava a lembrança
de todos esses fatos em seu coração”.
(Lc. 2, 51)
Muitas vezes escutamos que Maria é o modelo de mulher em constante oração, e que por sua intercessão obtemos muitas graças de Deus. Mas, o que é a oração? Como se faz oração? De que modo Maria pode nos ajudar a orar?
“A oração é a elevação da alma a Deus ou a petição ao Senhor de bens conformes a sua vontade. A oração é sempre um dom de Deus que sai ao encontro do homem. A oração cristã é relação pessoal e viva dos filhos de Deus com seu Pai infinitamente bom, com seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo, que habita em seus corações”. (Compendio do Catecismo da Igreja Católica, n° 534)
A oração não é êxtase com elevações, ou repetição rotineira e distraída de palavras, sem dizê-las com o coração. A oração é deixar que o coração chegue a Deus. É um encontro entre um filho e o Pai. A oração é acudir a quem pode remediar nossas necessidades, e confiar plenamente n’Ele. Porém não basta somente pedir; a oração deve ser um diálogo. Deus gosta que conversemos com Ele e façamos um exame de consciência diário. A oração mais simples, que nasce de um coração humilde, é a que mais agrada a Deus. A oração é um encontro com Deus, com seu amor e sua misericórdia.
Em Jesus encontramos o melhor modelo para aprender a orar. Ele, Filho de Deus, se dirige a seu Pai com confiança, com simplicidade, com humildade, com amor. Jesus gostava de orar no alto de uma montanha, no silêncio da noite ou do amanhecer: “O Evangelho mostra freqüentemente Jesus em oração. O vemos retirar-se em solidão, de preferência durante a noite; ora antes dos momentos decisivos de sua missão ou da missão de seus apóstolos. De fato toda a vida de Jesus é oração...” (Compendio do Catecismo da Igreja Católica, n° 542). Em Jesus encontramos um coração repleto de amor, que busca encontrar-se com seu Pai na oração. Entretanto, “Com quem Jesus aprendeu a orar? Conforme seu coração de homem, Jesus aprendeu a orar de sua mãe” (Compendio do Catecismo da Igreja Católica n° 541).
Sim. Em Maria, sua mãe, Jesus encontrou uma mestra de oração. Ela sempre esteve em um continuo diálogo com Deus e em uma atitude de escuta; por isso pode escutar a voz do anjo. A oração de Maria era um encontro com Deus em seu coração. Maria vivia em oração porque vivia com Cristo, conversava com Ele com a maior naturalidade e carinho.
E como devemos orar com nossas famílias? Procurando a Deus em nossa vida diária, no trabalho, no estudo, em nossas atividades.
“A família cristã constitui o primeiro âmbito de educação à oração. Recomenda-se particularmente a oração cotidiana em família, pois é o primeiro testemunho de vida de oração da Igreja...” (Compendio do Catecismo da Igreja Católica n° 565)
Na família encontramos uma boa escola para aprender a orar. Por isso, os pais têm o dever de ensinar a seus filhos a oração; não só com palavras, mas principalmente com seu exemplo. O modelo que os filhos encontram em seus pais fica marcado para sempre. Como é importante que em toda família haja um ambiente de oração, de encontro com Deus!
“Podemos rezar em qualquer lugar, mas escolher bem o lugar é importante para a oração. O templo é o lugar próprio... também outros lugares ajudam a orar, como “um canto de oração” em casa, um mosteiro, um santuário. Todos os momentos são indicados para a oração, mas a Igreja propõe aos fiéis ritmos destinados a alimentar a oração contínua: oração da manhã e do entardecer, antes e depois das refeições, a Liturgia das Horas, a Eucaristia dominical, o Santo Terço, as festas do ano litúrgico. .” (Compendio do Catecismo da Igreja Católica, n. 566 e 567)
“É necessário lembrar-se de Deus mais freqüentemente do que de respirar” (São Gregorio Nacianceno).
Como é minha oração? Procuro Deus somente nas dificuldades, ou em todo momento, para agradecer, conversar e estar com Ele? O que Maria me ensina? Como serão minhas orações de agora em diante?
PROPÓSITO DO MÊS
LEVAREI MINHA FAMÍLIA A UMA CAPELA ONDE O SANTÍSIMO ESTEJA EXPOSTO PARA PEDIR A JESUS QUE NOS AJUDE A SER COMO MARIA: FILHOS QUE SEMPRE PROCURAM SEU PAI NA ORAÇÃO.
INTENÇÃO MENSAL
OFERECEREMOS NOSSA ORAÇÃO DO SANTO TERÇO EM FAMÍLIA PARA PEDIR POR TODAS AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEM A DEUS, PARA QUE TENHAM A OPORTUNIDADE DE FAZÊ-LO E CONHECENDO-O, AMEM MAIS; E PARA QUE AQUELES QUE JÁ O CONHECEM O SIGAM COM FIDELIDADE COMO AUTÊNTICOS CATÓLICOS.
Equipe Virgem Peregrina da Família - Regional São Paulo
Virgem Peregrina da Família