
Tema Mensal de Fevereiro
Maria, modelo de fortaleza
“Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria a mulher de Clopas, e Maria Madalena. Jesus,então, vendo sua mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: Mulher, eis teu filho”
(Jo 19,25)
“A fortaleza assegura a firmeza e a constância na prática do bem diante das dificuldades. Reafirma a resolução de resistir às tentações e de superar os obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza torna capaz de vencer o temor, inclusive a morte, e de fazer frente às provas e às perseguições. Capacita para chegar a renúncia e ao sacrifício da própria vida para defender uma causa justa. ‘Minha força e meu cântico é o Senhor’ (Sal 118, 14). ‘No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo’ (Jo 16, 33)” CIC 1837.
A fortaleza é uma virtude que todos nós católicos recebemos em nosso batismo, e é um auxílio excelente para permanecer firmes e fiéis diante das dificuldades, dos sofrimentos, da dor e da cruz de cada dia. Mas a fortaleza também nos dá “a firmeza e a constância na prática do bem” como diz o Catecismo da Igreja Católica, isto é, a fortaleza se converte em um farol que nos guia em meio da tormenta até o porto seguro. Portanto, nos torna fortes ante o mal, mas também engrandece nossos corações para que busquemos o bem e o vivamos. Mas de onde vem essa fortaleza do católico? São Paulo nos responde em sua carta aos romanos: “Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Rm 8,31). Jesus Cristo mesmo nos disse: “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecem em vós, pedi o que quiserdes e vós o tereis” (Jo. 15,7). Assim, todo católico que esteja unido a Cristo na vida de graça e oração poderá se sentir seguro, porque com Cristo tudo pode.
A Virgem Maria é nosso exemplo de fortaleza, pois ao pé da cruz, vendo seu Filho crucificado, permaneceu fiel. Sua alma estava fortalecida, porque tinha sua confiança depositada em Deus. Maria, com sua grande fé e confiança, pode ter a certeza de que tudo o que Deus faz é para o nosso bem; certeza que não vacilou diante da primeira dificuldade, nem diante de um ato tão dilacerante para seu coração de mãe como a cruz. Basta imaginar a cena: Cristo flagelado, coroado de espinhos, carrega a cruz a caminho do Calvário, exausto, desfigurado pela dor física e moral… E Maria permaneceu ali, a seu lado, de pé, forte, sem duvidar de que esta era a vontade de Deus. Maria orava nestes momentos, falava com Deus e seguramente lhe pedia que a acompanhasse para continuar dando alento a seu filho. Para Maria a oração foi a fonte de sua fortaleza e é um exemplo que deve penetrar nossa vida para agirmos assim. Porque Maria foi tão forte diante da dor? Porque sempre se manteve unida a Deus na oração, d’Ele vinha sua fortaleza e n’Ele tinha sua esperança.
A nós, católicos, nos resta imitar o grande exemplo de nossa Mãe. Ela nos traçou o caminho; só nos toca percorrê-lo. Como agir ante um sofrimento, ante uma dor muito grande e intensa, como a morte de um ser querido? Que fazer quando a dificuldade parece nos deixar sem escapatória? Que fazer quando nossa fé parece muito fraca para enfrentar as grandes provas? Orar, orar, orar, e esperar. Pedir a Deus que nos fortaleça; visitar o sacrário e pedir a Cristo que nos ensine a ser fortes. E não duvidar, imitando assim a atitude de fé e firmeza de Maria: De pé diante da cruz! Confiemos em Deus; permaneçamos de pé ante as tentações, de pé ante o sofrimento, porque nossa fé não deve enfraquecer, precisamente quando mais pode crescer, como a fé de Maria ao pé da cruz.
Como respondo ante as dificuldades e o sofrimento?
Oro a Deus pedindo-lhe com confiança que ilumine meu caminho e me fortaleça para seguir adiante?
Ou duvido e fraquejo, perdendo a confiança em Deus?
PROPÓSITO DO MÊS
VISITAREI UM FAMILIAR OU AMIGO COM PROBLEMAS PARA FALAR-LHE DO AMOR DE DEUS, AJUDANDO-O A CRESCER EM SUA FÉ E CONFIANÇA NO SENHOR.
ANTE UMA IMAGEM DE MARIA, COM TODA MINHA FAMÍLIA, LHE PEDIREMOS QUE NOS UNA E NOS TORNE MAIS FORTES NA FÉ E NO AMOR.
INTENÇÃO MENSAL
OFERECEREMOS NOSSA ORAÇÃO DO SANTO TERÇO EM FAMÍLIA PARA PEDIR A MARIA PELOS QUE SOFREM, PARA QUE EM SUA FRAQUEZA VEJAM A MÃO DE DEUS E SE UNAM A JESUS EM ORAÇÃO PARA PEDIR POR SUA PERSEVERANÇA.
Para aprofundar pode-se ler o Catecismo da Igreja Católica n° 1837.
Equipe Virgem Peregrina da Família - Regional São Paulo
Virgem Peregrina da Família