Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de abr. de 2016

Tema Mensal - Abril 2016

Abril – 2016“Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive.” (Apo. 1. 17-18)


“Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros”  (Jo. 13.34-35)


Jesus Ressuscitado é verdadeiramente Senhor, Deus como o Pai, aquele que é o vivente para sempre, aquele que comunica a vida de Deus aos seus!
“Ó Cristo, deste-nos um mandamento novo: amar-nos uns aos outros, como nos amastes. E o chamais novo porque, despojando-nos do homem velho, nos revestes do novo. Não é, de fato, qualquer amor que pode renovar o homem, mas o amor que vós distinguis do puramente humano, ao acrescentar: como eu vos amei. E este mandamento novo renova só quem o acolhe e lhe obedece...
Fazei, ó Senhor, que este amor nos renove, tornando-nos homens novos, herdeiros do Testamento Novo, cantores do cântico novo. Fazei que este amor, que renovou também os justos dos tempos antigos, os patriarcas e os profetas, como depois os bem-aventurados Apóstolos, continue a renovar os povos e a reunir todo o gênero humano espalhado por todas as partes da terra, para fazer dele um só povo novo, o corpo de vossa Esposa.”
                                                                                                                  Santo Agostinho

“O amor às pessoas é uma força espiritual que favorece o encontro em plenitude com Deus, a ponto de se dizer, de quem não ama o irmão, que ‘está nas trevas e nas trevas caminha’ (1Jo 2.11), ‘permanece na morte’ (1Jo 3.14)  e ‘não chegou a conhecer a Deus’ (1Jo 4.8). Bento XVI disse que ‘fechar os olhos diante do próximo torna cegos também diante de Deus’, e que o amor é fundamentalmente a única luz que ‘ilumina incessantemente um mundo às escuras e nos dá a coragem de viver e agir’. Portanto, quando vivemos a mística de nos aproximar dos outros com a intenção de procurar o seu bem, ampliamos o nosso interior para receber os mais belos dons do Senhor. Cada vez que nos encontramos com um ser humano no amor, ficamos capazes de descobrir algo de novo sobre Deus. Cada vez que os nossos olhos se abrem para reconhecer o outro, ilumina-se mais a nossa fé para reconhecer a Deus.  (...)
Cada ser humano é objeto da ternura infinita do Senhor, e Ele mesmo habita na sua vida.”
                     Evangelli Gaudium - A alegria do Evangelho - (n. 272 / n. 274) - Papa Francisco

 “Ser Igreja significa ser Povo de Deus, de acordo com o grande projeto de amor do Pai. Isto implica ser o fermento de Deus no meio da humanidade; quer dizer anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de ter respostas que encorajem, deem esperança e novo vigor para o caminho. A Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho.”
                                Evangelii Gaudium - A alegria do Evangelho (n. 114) - Papa Francisco

“Neste Jubileu, deixemo-nos surpreender por Deus.
Que a Igreja se faça eco da Palavra de Deus que ressoa, forte e convincente, como uma palavra e um gesto de perdão, apoio, ajuda, amor.
Que a Igreja se faça voz de cada homem e mulher e repita com confiança e sem cessar: ‘Lembra-te, Senhor, da tua misericórdia e do teu amor, pois eles existem desde sempre’ (Sl 24|25|.6)
                                          Misericordiae Vultus - O rosto da misericórdia - (n. 25) - Papa Francisco


PROPÓSITO  DO  MÊS
Meditar e refletir
“O amor às pessoas é uma força espiritual que favorece o encontro em plenitude com Deus, a ponto de se dizer, de quem não ama o irmão, que ‘está nas trevas e nas trevas caminha’ (1Jo 2.11), ‘permanece na morte’ (1Jo 3.14) e ‘não chegou a conhecer a Deus’ (1Jo 4.8).”

INTENÇÃO  MENSAL
Oferecimento da oração do Santo Terço a Virgem Santíssima, para que o Amor de Cristo cresça cada vez mais, em nossos corações.

Para aprofundar:
Evangelii  Gaudium - A alegria do Evangelho - (n. 114 e 272) - sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual - Papa Francisco
Misericordiae Vultus - O rosto da misericórdia - (n. 25) - Papa Francisco
*A obra que ilustra o Tema Mensal de Abril/2016, ‘Dúvida de Tomé’- 1601-02 - Caravaggio. Atualmente no Sanssouci, em Potsdam, na Alemanha.


Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word 


www.virgemperegrina-sp.blogspot.com.br