Guia de Temas Mensais

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O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

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6 de ago. de 2018

Tema Mensal - Agosto 2018


Agosto - 2018
 (Ano B)
“A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos...”

(CIC 966)
“O seu rosto era encantador e luminoso ...”
(Pseudo-Mateus, sécs. IV-V)

Com as peças apócrifas podemos, compor um ícone monumental de Maria, cheio de estupefação, de fantasia, de lenda; por vezes também de história e de fé, mas sempre de afeto e admiração pela Mãe do Senhor.
Vejamos por exemplo, como o Pseudo-Mateus, um importante apócrifo do século IV-V, que se tornou um álbum iconográfico fundamental para os artistas medievais, delineia a fisionomia da pequena Maria:

“Maria aos três anos caminhava com um passo tão firme, falava de um modo tão perfeito, louvava a Deus tão assiduamente que todos ficavam estupefatos e boquiabertos. Todos a consideravam não como uma menina, mas como uma pessoa adulta, quase como se tivesse trinta anos. O seu rosto era tão encantador e luminoso que era difícil suportar a sua beleza...” (Pseudo-Mateus, sécs IV-V)

“Todos a consideravam uma pessoa adulta”: os apócrifos vêem, já na infância de Maria, toda a sua vida futura ...

Como foi escrito por um estudioso da literatura apócrifa judaico-cristã, o Pe. Bagatti, estamos perante um campo que com a sua fecundidade excessiva deu origem a uma vegetação luxuriante em que é difícil desembaraçar-se; mas não se exclui que no interior deste terreno se escondam algumas, raras, mas preciosas joias.
...Também para Maria se perfila no horizonte a meta última da sua existência terrena ...

São três os textos apócrifos mais antigos que relatam o seu fim terreno: o etíope Livro do Repouso a Dormição da Virgem, obra escrita em Grego, e o latino Transitus Mariae. No segundo destes textos temos também uma cuidada descrição do sepulcro em Jerusalém de onde Maria teria sido elevada ao Céu e que ainda hoje é venerado numa basílica subterrânea do tempo dos cruzados, situada nas imediações do Getsémani: “Aqui existem três grutas: uma exterior, uma interior e uma ainda menor e interior com um banco elevado de barro. A Bem aventurada (Maria) foi depositada sobre aquele banco.” Destes três apócrifos surgirá o florescimento de outros escritos até ao século VII, desejosos de exaltar a Assunção de Maria à imagem do Filho, que ascendeu à glória de Deus após a sua morte.
Foi o Papa Pio XII, como se sabe, que reuniu esta tradição constante da cristandade, formalizando-a no dogma da Assunção, proclamado a 01 de novembro de 1950.
                                                                     Os rostos de Maria na Bíblia – Gianfranco Ravasi

De fato, Deus, que desde toda a eternidade olhou para a Virgem Maria com particular e pleníssima complacência, quando chegou a plenitude dos tempos (Gl 4.4) atuou o plano da sua providência de forma que refulgissem com perfeitíssima harmonia os privilégios e prerrogativas que lhe concedera com sua liberalidade. A Igreja sempre reconheceu esta grande liberalidade e a perfeita harmonia de graças, e durante o decurso dos séculos sempre procurou estudá-la melhor, Nestes nossos tempos refulgiu com luz mais clara o privilégio da Assunção corpórea da Mãe de Deus.
                                                                                                    Munificentissimus Deus (3)

Os apócrifos da Assunção serão depois organizados na Legenda Aurea medieval. ...
A partir do século VII no Oriente, e do século XI no Ocidente, surge a representação de Maria estendida sobre o seu leito de morte, rodeada pelos Doze ; por trás do leito, Cristo recebe a alma de Sua mãe, simbolizada ou numa menina que Ele recebe nos braços ou num ícone mariano.
No Ocidente, a partir do século XV, introduz-se, pelo contrário, uma cena mais familiar. Maria, estendida no leito, segura muitas vezes um círio, ou está ajoelhada mas amparada pelos Apóstolos. ... Por cima perfila-se Cristo com os Anjos, ou, em pano de fundo, representa-se já a Assunção. Maria, então, acompanha Cristo à glória da Ressurreição e do Céu...
Maria entra portanto na tradição cristã não só com os traços essenciais e puríssimos dos Evangelhos Canônicos, mas também com elementos deduzidos e filtrados da massa de memórias e de criações devocionais apócrifas.
                                                                     Os rostos de Maria na Bíblia – Gianfranco Ravasi

“Deus munificentíssimo, que tudo pode, e cujos planos de providência são cheios de sabedoria e de amor, nos seus imperscrutáveis desígnios, entremeia na vida dos povos e dos indivíduos as dores com as alegrias, para que por diversos caminhos e de várias maneiras tudo coopere para o bem dos que o amam (cf.Rm 8,28)
                                                                                               Munificentissimus Deus (1)

PROPÓSITO DO MÊS

Meditar e refletir
“Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte.”

INTENÇÃO MENSAL
Oferecimento do Santo Terço à Virgem Maria, por nossos entes queridos.

Para aprofundar:
Constituição Apostólica do Papa Pio XII - Munificentissimus Deus
Os rostos de Maria na Bíblia – Gianfranco Ravasi

*A obra que ilustra o Tema Mensal agosto 2018: “Morte e assunção da Virgem” - Miniatura. 1400 - 1425 ca. Londres British Library.

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br

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