Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de fev. de 2021

Tema Mensal - Fevereiro 2021

 Fevereiro - 2021

(Ano B)

“Verdade e amor são os caminhos do Senhor.” Sl 25(24)


“Este é o meu Filho amado; ouvi-o”  (Mc 9.7)


Quando proclama o Reino de Deus, Jesus o faz procurando despertar uma resposta. Deus já está atuando. ... É preciso entrar no projeto de Deus. ... Deus está oferecendo seu amor compassivo a todos, sem olhar os méritos de ninguém.


O Reino de Deus está chegando. É preciso “entrar” agora mesmo em sua dinâmica. Ninguém deve ficar fora. Jesus não faz  um chamado à penitência nacional de todo o Israel, ao estilo do Batista, mas tampouco  está pensando num grupo seleto. A todos deverá chegar a Boa Notícia. Todos estão convidados a crer. Não encontrarão no Reino de Deus um novo código de leis para regular sua vida, mas um impulso e um horizonte novo para viver transformando o mundo de acordo com a verdadeira vontade de Deus. 


No Reino de Deus só se pode entrar com um “coração novo”, dispostos a obedecer a Deus a partir das profundezas do próprio ser. O que é decisivo é esta transformação radical. Deus procura “reinar” no centro mais íntimo das pessoas, nesse núcleo interior onde se decide sua maneira de sentir, de pensar e de comportar-se. Jesus vê as coisas assim: nunca nascerá um mundo mais humano se não mudar o coração das pessoas; em nenhum lugar se construirá a vida como Deus a quer se as pessoas não mudarem a partir de dentro. 


“O homem bom retira coisas boas do bom tesouro do coração, e o mau retira coisas más do seu mau coração”. ...


Jesus quer tocar o coração das pessoas. ... Só homens e mulheres de coração novo farão um mundo novo. ... O chamado de Jesus é claro e concreto. Acolher o Reino de Deus não é uma metáfora. É simplesmente viver o amor ao irmão em qualquer situação. ...


“Tratai os outros como quereis que eles vos tratem”  - “Regra de ouro”


                                                    JESUS - Aproximação histórica - José Antonio Pagola O Concílio diz: “a chave, o centro, o fim de toda a História está em seu Mestre e Senhor Jesus Cristo.” Quer dizer: não só Jesus Cristo está no coração da História, mas o movimento pascal da História é impelido e promovido pela dinâmica redentora do Senhor. A razão de ser da história humana é libertar as grandes energias humanas acorrentadas, hoje, aos anéis egocêntricos do homem, e colocá-las ao serviço dos outros...


O otimismo da Igreja passa também para este terreno: o homem irá vencendo também o pecado, porque houve um homem que já o derrotou, Jesus Cristo. 


“O mistério do homem só se esclarece no Mistério do Verbo Encarnado” (GS 22)


Na medida em que os homens, ao longo dos milenios, forem assumindo e encarnando os sentimentos e atitudes de Jesus Cristo, irão desaparecendo as consequências do egoísmo: a violência, as injustiças, as guerras, a discriminação e a exploração...


Na medida em que os homens se parecerem mais com Jesus, a Humanidade ir-se-á cristificando. ... 


O Reino será, cada vez mais, liberdade e amor, e o homem cada vez mais pleno e feliz, até que o egoísmo seja definitivamente suprimido do coração humano.


Deus será “tudo em todos” e Jesus Cristo terá alcançado a sua Plenitude Total.


A conclusão do Concílio é magnífica e transcendental: “A vocação suprema do homem é, na realidade, uma só, isto é, a divina” (GS 22)


É evidente que, nesse nascimento e crescimento trans-histórico de Cristo, a mesma Mãe que o trouxe a este mundo terá um papel preponderante. 


Maria presidirá a esse processo. Não só presidirá mas também será a Mãe Fundamental de toda essa transformação libertadora e divinizadora, através de nós, seus filhos redimidos. ...


Ensina-nos, Maria, a gratidão e o gozo de todas as partidas. Ensina-nos a dizer sempre SIM, com toda a alma. Entra na pequenez do nosso coração, e diz tu mesma o sim por nós.


Sê caminho dos que partem, serenidade dos que ficam. Acompanha-nos sempre, enquanto vamos peregrinando juntos para o Pai.


Ensina-nos que esta vida é sempre uma partida. Sempre um desprendimento e uma oferenda. Sempre um trânsito e uma páscoa. Até que chegue o Trânsito definitivo, a Páscoa consumada.


                         O Silêncio de Maria - Conhecer de perto, amar melhor - Ignacio Larrañaga


                                 

PROPÓSITO DO MÊS

Meditar e refletir:  “Tratai os outros como quereis que eles vos tratem” - “Regra de ouro”

INTENÇÃO MENSAL

Oferecimento da oração do Santo Terço à Virgem Maria: “Quando a tormenta passar, peço-lhe, Deus, envergonhado, que nos retorne melhores, como nos tinha sonhado!” 

 (Poema: Esperança)


Para aprofundar:

JESUS - Aproximação Histórica - José Antonio Pagola

O Silêncio de Maria - Conhecer de perto, amar melhor - Ignacio Larrañaga

Constituição Pastoral “Gaudium et Spes” (GS) - Sobre a Igreja no mundo de hoje


*A obra que ilustra o Tema Mensal - Fevereiro 2021 (Ano B): “Transfiguration of the Lord”, by Marko Ivan Rupnik - Santuário Nacional de São João Paulo II - Whashington D.C. 

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br

 Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina-sp.blogspot.com


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp