Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de abr. de 2022

Tema Mensal - Abril 2022 - Ano C

 

Abril - 2022

(Ano C)

Agora o Filho do Homem foi glorificado, e Deus foi glorificado nele” (Jo 13.31)                                                  


 

“Felizes os que não viram e acreditaram” (Jo 20.29)

 

“ ... Jesus disse: “Agora o Filho do Homem foi glorificado, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi nele glorificado, Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, vou ficar com vocês ainda mais um pouco. Vocês vão me procurar, e agora eu digo a vocês o que já disse aos judeus: Para onde eu vou, vocês não podem ir. Eu dou a vocês um mandamento novo: Amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns aos outros, todos vão reconhecer que vocês são meus discípulos”. (Jo 13.31-35)

 

“Ele, que amara os seus que estavam no mundo, levou até o extremo o seu amor por eles”.  O amor de Deus não tem limites. Como repetia com frequência Santo Agostinho, é um amor que vai “até o fim sem fim”. Verdadeiramente Deus se oferece todo por cada um de nós, sem se poupar em nada. O Mistério que adoramos na Semana Santa é uma grande história de amor que não conhece obstáculos.

 

A Paixão de Jesus dura até o fim do mundo, porque é uma história de partilha com os sofrimentos de toda a humanidade e uma presença permanente nas vicissitudes da vida pessoal de cada um de nós. Resumindo, o Tríduo Pascal é memorial de um drama de amor que nos doa a certeza de que nunca seremos abandonados nas provações da vida.               Na Quinta-Feira Santa, Jesus institui a Eucaristia, antecipando no banquete pascal o seu sacrifício no Gólgata.

 

Para que os discípulos compreendessem o amor que o anima, lava-lhes os pés, dando mais uma vez pessoalmente o exemplo do modo como eles mesmos deveriam agir. A Eucaristia é o amor que se torna serviço.    ...   Ele doa-se a nós e pede-nos que

permaneçamos nele para fazermos o mesmo.

 

A Sexta-Feira Santa é o momento culminante do amor.

 

A morte de Jesus, que na Cruz se abandona ao Pai para conceder a salvação ao mundo inteiro, exprime o amor doado até o fim, sem fim. Um amor que pretende abraçar todos, sem exclusões. Um amor que se estende a todos os tempos e lugares: uma fonte inesgotável de salvação na qual cada um de nós, pecadores, pode beber. Se Deus nos demonstrou o seu amor supremo na morte de Jesus, então também nós, regenerados pelo Espírito Santo, podemos e devemos amar-nos uns aos outros.

 

E, por fim, o Sábado Santo é o dia do silêncio de Deus. Deve ser um dia de silêncio, e devemos fazer tudo a fim de que para nós seja realmente um dia de silêncio, como foi naquele tempo: o dia do silêncio de Deus.  Jesus deposto no sepulcro partilha com toda a humanidade o drama da morte.  ...  Neste dia o amor - aquele amor silencioso - torna-se  expectativa da vida na Ressurreição. Pensemos no Sábado Santo: far-nos-á bem pensar no silêncio de Nossa Senhora, “a Crente”, que permanecera em silêncio na expectativa da Ressurreição. Nossa Senhora deve ser o ícone, para nós, daquele Sábado Santo. Pensemos no modo como Nossa Senhora viveu aquele Sábado Santo; na expectativa. É o amor que não duvida, mas espera na palavra do Senhor, para que se manifeste e resplandeça o dia da Páscoa.

 

Tudo é grande Mistério de amor e misericórdia.  ...  Deixemo-nos envolver por essa misericórdia que vem ao nosso encontro; e nestes dias, enquanto mantemos fixos os olhos na Paixão e na Morte do Senhor, acolhamos no nosso coração a grandeza do seu amor e, como Nossa Senhora no Sábado, em silêncio, fiquemos na expectativa da Ressurreição.

                                                                                          A Misericórdia - Papa Francisco

 

Da tarde de Quinta-Feira Santa até o Domingo de Páscoa, viveremos os dias centrais do ano litúrgico, celebrando o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.     ...

O Ressuscitado nos dá a certeza de que o bem sempre triunfa sobre o mal, a vida sempre vence a morte. Ao vivermos as celebrações pascais, ainda no contexto da Pandemia, a

Cruz de Cristo é sinal da Esperança que não decepciona.

                                                                                                                     Papa Francisco

 

PROPÓSITO  DO  MÊS

Meditar e refletir: “A Paixão de Jesus dura até o fim do mundo, porque é uma história de partilha com os sofrimentos de toda a humanidade e uma presença permanente nas vicissitudes da vida pessoal de cada um de nós.”

 

INTENÇÃO  MENSAL

Oferecimento do Santo Terço à Virgem Maria, rezando: “Mãe Santíssima, abri nossos corações ao amor pelo irmão”

 

PARA APROFUNDAR:

A Misericórdia - Papa Francisco

Maria Madalena - história, tradição e lendas - Wilma Steagall De Tommaso

*A obra que ilustra o Tema Mensal - Abril 2022 (Ano C): “Cristo Ressuscitado com Maria Madalena” by Marko Ivan Rupnik - Igreja Nossa Senhora do Caminho -Caltagirone - Itália.

 

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br


 Baixe este e Temas de meses anteriores  DOWNLOAD


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp

*Instagram:  virgemperegrinaSP

Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br