Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de fev. de 2016

Tema Mensal - Fevereiro 2016

Fevereiro – 2016

“Deus, vinde em nosso auxílio! Senhor, socorrei-nos e salvai-nos” (Sl 69[70].2)
“Quem pratica a misericórdia, faça-o com alegria” (Rm 12.8)


“Misericordiosos como o Pai” - Lema do Ano Santo

“Na misericórdia, temos a prova de como Deus ama. Ele dá tudo de Si mesmo, para sempre, gratuitamente e sem pedir nada em troca. Vem em nosso auxílio, quando O invocamos. É significativo que a oração diária da Igreja comece com estas palavras: “Deus, vinde em nosso auxílio! Senhor, socorrei-nos e salvai-nos” (Sl 69[70].2). O auxílio que invocamos é já o primeiro passo da misericórdia de Deus para conosco. Ele vem para nos salvar da condição de fraqueza em que vivemos. E a ajuda d’Ele consiste em fazer-nos sentir a sua presença e proximidade. Dia após dia, tocados pela sua compaixão, podemos, também nós, tornar-nos compassivos para com todos.”
                              Misericordiae Vultus (n.14) - O rosto da misericórdia - Papa Francisco

“A misericórdia de Deus é um anúncio ao mundo; mas cada cristão é chamado a fazer pessoalmente experiência de tal anúncio. Por isso, diz o Papa Francisco, no tempo da Quaresma, enviarei os Missionários da Misericórdia a fim de serem, para todos, um sinal concreto da proximidade e do perdão de Deus (...) Serão sacerdotes a quem darei autoridade de perdoar mesmo os pecados reservados à Sé Apostólica, para que se torne evidente a amplitude de seu mandato. Serão sobretudo sinal vivo de como o Pai acolhe a todos aqueles que andam à procura do seu perdão. Serão missionários da misericórdia, porque se farão, junto de todos, artífices de um encontro cheio de humanidade, fonte de libertação, rico de responsabilidade  para  superar  os obstáculos  e  retomar  a vida nova do Batismo.  Na sua missão, deixar-se-ão guiar pelas palavras do Apóstolo: “Deus encerrou a todos na desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rm 11.32). Na verdade todos, sem excluir ninguém, estão chamados a acolher o apelo à misericórdia (...)
Que a palavra do perdão possa chegar a todos e a chamada para experimentar a misericórdia não deixe ninguém indiferente.”
                       Misericordiae Vultus (n.18/19) – O rosto da misericórdia – Papa Francisco
“A misericórdia de Deus transforma o coração do homem e faz-lhe experimentar um amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia. A Quaresma deste Ano Jubilar é um tempo favorável - diz Papa Francisco - para todos poderem, finalmente, sair da própria alienação existencial, graças à escuta da Palavra e às obras de misericórdia. Se, por meio das obras corporais, tocamos a carne de Cristo nos irmãos e irmãs necessitados de ser nutridos, vestidos, alojados, visitados, as obras espirituais tocam mais diretamente o nosso ser de pecadores: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar. Por isso, continua dizendo Papa Francisco, as obras corporais e as espirituais nunca devem ser separadas.”  
                                                                       Mensagem do Papa Francisco - Quaresma 2016

“O Ano Santo da Misericórdia coincide plenamente com o caminho quaresmal proposto pelo lecionário do ano C, que aborda o tema da penitência. Neste ano seremos chamados a fazer um caminho de conversão que nos conduza à Páscoa, acontecimento supremo da reconciliação com o Pai.   (...)   

Com a narração das tentações de Jesus no deserto ( Lc 4.1-13), no I Domingo, o Povo de Deus será chamado a viver a Quaresma como caminho de ‘conversão eclesial’, através da escuta da Palavra, da oração e do jejum. No II Domingo, a narração da transfiguração ( Lc 9.28-36) convida os cristãos a fortalecerem a fé no mistério da morte e ressurreição de Cristo, para aderirem com plena fidelidade à Aliança, à vontade de Deus, e a serem verdadeiros discípulos de Cristo. No III Domingo, através da parábola da figueira estéril (Lc 13.1-9), cada fiel será despertado para superar a dureza da mente e do coração, para que, acolhendo a Palavra de Deus e deixando espaço ao Espírito, seja capaz de dar frutos de verdadeira e contínua conversão...
             Celebrar a Misericórdia - Subsídio Litúrgico - (fevereiro - I ao III Domingo - Quaresma)
Impossível deixar de meditar também o IV Domingo e V Domingo da Quaresma (primeiro e segundo do mês de março), quando:
“A parábola do Pai misericordioso, do IV Domingo (Lc 15.1-3.11-32), constitui o cume deste caminho quaresmal no Ano Jubilar: reconhecer Deus como Pai bondoso e grande no perdão, que acolhe no abraço do seu amor todos os filhos que para Ele voltam com ânimo arrependido, para os cobrir com as vestes da salvação, fazê-los participantes da alegria do banquete pascal e restituí-los à dignidade real de filhos de Deus.
No V Domingo da Quaresma, o excerto evangélico da adúltera perdoada (Jo 8.1-11), chama cada um dos batizados a abrir-se ao perdão incondicional de Deus, que, em Cristo, renova todas as coisas.”
                                                       Celebrar a Misericórdia - Subsídio Litúrgico (Quaresma)

A Quaresma terá início na Quarta-feira de Cinzas, 10 de fevereiro. Nesta data, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre, oficialmente, a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016. Tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”. Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24)


  PROPÓSITO DO MÊS

“A Quaresma deste Ano Jubilar é um tempo favorável para todos poderem, finalmente, sair da própria alienação existencial, graças à escuta da Palavra e às obras de misericórdia.”  
                                                                Papa Francisco - em mensagem, para a Quaresma

As “obras de misericórdia” corporais: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir o nu, acolher o forasteiro, visitar os doentes, visitar os presos, enterrar os mortos.
As “obras de misericórdia” espirituais: dar bom conselho, ensinar quem não sabe, corrigir o que erra, consolar os tristes, perdoar as injúrias, suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo, rogar a Deus por vivos e defuntos.
Oferecer uma “obra de misericórdia” corporal ou espiritual, para viver a Quaresma.

INTENÇÃO MENSAL

Oferecimento da oração do Santo Terço à Santíssima Virgem Maria, pela intenção do Santo Papa Francisco:
“Que a palavra do perdão possa chegar a todos e a chamada para experimentar a misericórdia não deixe ninguém indiferente.”

PARA APROFUNDAR

Misericordiae Vultus  - Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia  -  Papa Francisco
Celebrar a Misericórdia – Subsídio Litúrgico
Mensagem do Papa para a Quaresma - 2016 - Ano Jubilar

*A obra que ilustra o Tema Mensal de fevereiro 2016, é de Sandro Botticelli, “Lamentação sobre o Cristo Morto”, (detalhe - Maria Madalena aos pés de Cristo), 1490-1492, Alta Pinacoteca - Munique.


Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word