Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

1 de dez. de 2021

Tema Mensal - Dezembro 2021

 Dezembro - 2021

(Ano C)  

“Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!”  (Sl 88(89

“Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser!”  (Hb 1.1-3)


Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galiléia, subiu até à Judéia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de Ela dar à luz e teve o seu filho primogênito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um Anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. O Anjo disse-lhes: “Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. De repente, juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”. Quando os Anjos se afastaram deles em direção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer”. Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. ... E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado.  (Lc 2.1-20)

É no seio de Maria que o Verbo de Deus se faz homem. É no seio da mãe Igreja que uma pessoa pode tornar-se cristã, filha de Deus. Fora da Igreja que é o corpo e a carne de Cristo, não pode acontecer hoje o Mistério da Encarnação. Assim como Maria é a mãe do Filho de Deus, a Igreja é a mãe dos filhos adotivos de Deus.   ...

Ao nascimento de Jesus corresponde o batismo de cada cristão. A Igreja é a mãe de Jesus a formar-Se no coração dos fiéis. Ao narrar o nascimento de Jesus, São Lucas dá muito relevo ao anúncio que os Anjos fizeram aos pastores.

Surpreendidos e maravilhados puseram-se a caminho de Belém e encontraram Maria, José  e o Menino deitado na manjedoura. ...

E eles começaram a contar o anúncio do Anjo e regressaram cheios de alegria, louvando a Deus, porque encontraram e viram Jesus tal como lhes tinha sido anunciado.

Todos nós que somos cristãos podemos dizer o mesmo que os pastores: recebemos um anúncio e vemos realizado tudo aquilo que nos foi dito. 

Como diz o Salmo: Como nos contaram, assim o vimos (Sl 48.9). Também Maria começou por escutar com fé o anúncio de que ia ser mãe do Filho de Deus e viu-O e acarinhou-O nascido em seus braços. É verdade que a fé nasce de escutar, mas leva-nos a ver aquilo que nos foi prometido. Desde o anúncio que se escuta ao corpo que se vê, está o seio da Virgem Maria, o seio da Igreja.  

Maria não se apropriou do seu Filho. O Seu nascimento é causa de alegria para ela e para todo o povo. Ele é Salvador para Maria e José, mas vem para salvar o mundo inteiro e, por isso, Maria está presente em dois dos principais momentos da manifestação de Jesus: na história dos Magos e nas bodas de Caná. Tal como Jesus precisou de Sua Mãe, assim precisa hoje da Igreja e de cada cristão para vir ao mundo e para se manifestar a ele.   ... 

Como sabemos, não foi pacífica a entrada de Jesus, o Príncipe da Paz, neste mundo. Não teve lugar na estalagem e Herodes perseguiu-O para O matar. Para o salvar, José e Maria fugiram para o Egito.   ...

Porque sabemos que o mundo precisa de Cristo, mesmo e sobretudo quando O rejeita, não podemos desistir de ser manifestadores d’Aquele que existia desde o princípio, que ouvimos, que vimos com os nossos olhos, que contemplamos e as nossas mãos tocaram do Verbo da Vida. De fato, porque a Vida Se manifestou, e nós a vimos, dela damos testemunho (cf. 1Jo 1.1-2)    

Damos testemunho porque temos consciência de que este tesouro que chegou até nós é destinado a toda a humanidade. Não podemos apropriar-nos dele! Deixemos que ele se aproprie de nós e faça de nós seus mensageiros, pois Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade  (1Tm 2.4).

                                                                                               A beleza da Virgem Maria - D. João Marcos

 

"Procuremos viver bem o Advento, aproveitando esse tempo especial da graça de Deus para crescermos na vida cristã. O modo como celebramos e vivemos o Natal depende muito de como nos dispomos a viver o tempo litúrgico que serve de preparação para ele”. ...

                                                                                                                            D. Sergio da Rocha

 

PROPÓSITO  DO  MÊS

Meditar e refletir: “É no seio de Maria que o Verbo de Deus se faz homem. É no seio da mãe Igreja que uma pessoa pode tornar-se cristã, filha de Deus”.

INTENÇÃO  MENSAL

Oferecimento da oração do Santo Terço à Virgem Maria, rezando: “Senhor, faça de nós seus mensageiros!”

PARA  APROFUNDAR:

A beleza da Virgem Maria - D. João Marcos

 

*A obra que ilustra o Tema Mensal - Dezembro 2021 (Ano C):  “Nativity” -  Pe. Marko Ivan Rupnik - Chapel Holy Family - Connecticut - U.S.A.

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br

 Baixe este e Temas de meses anteriores  DOWNLOAD


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp

*Instagran:  virgemperegrinaSP

Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina.com.br