Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

5 de mar. de 2020

Tema Mensal - Março 2020


 Tema Mensal - Março 2020
(Ano A)

“Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz chama-se bondade, justiça, verdade”
(Ef 5.9)

“E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais” (Jo 11.26)

“A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.” (Rm 5.15)

No primeiro domingo da Quaresma, apresenta a Liturgia os dois polos entre os quais desenvolve-se a história da Salvação: o pecado do homem e a redenção de Cristo.
A desobediência, a falta de fé na palavra de Deus, a soberba dos primeiros pais foi reparada pela obediência de Jesus, pela sua adesão à palavra e à vontade do Pai ... A reparação completar-se-á no Calvário, mas já iniciou no deserto, quando Jesus repele Satanás. Assim, “onde se multiplicou o pecado, superabundou a graça” ... Mediante a fé, a humildade, a obediência, todo o homem pode vencer as tentações do inimigo e entrar na órbita de Jesus Salvador.

“E da nuvem uma voz dizia: Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!” (Mt 17.5)

No segundo domingo da Quaresma, é a visão beatificante do Tabor apenas uma antecipação da glória da Ressurreição e viático para seguir com coragem a Jesus até o Calvário.

“Este é meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!”. Devem os discípulos ouvi-Lo sempre, sobretudo quando fala de cruz. Conformar-se com Jesus crucificado é a vocação do cristão, para se conformar, depois, com a sua glória.

No terceiro domingo da Quaresma, ... “Mas quem beber da água que Eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que Eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (Jo 4.14)  

O mistério pascal, que a Liturgia se prepara a celebrar, prova ser Cristo para os homens fonte de água viva transbordante até à vida eterna, justamente através daquele amor infinito que O leva a morrer pela salvação de todos. Para retribuir tal amor, nada de melhor pode o cristão fazer que deixar-se invadir e transformar pela graça e pelo amor até assemelhar-se a Cristo Crucificado.

Tema central da celebração da Missa, do quarto domingo da Quaresma, é Jesus “luz” e  o cristão “filho de luz”.      ...       

“Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz chama-se bondade, justiça e verdade”
(Ef 5-9).

 Deve a conduta do cristão dar testemunho do seu Batismo, atestar com as obras que Cristo é para ele, não só luz da mente, mas “luz da vida”. Ao batizado já não convém as obras das trevas - o pecado -, mas as obras da luz.

Sto Agostinho escreve - “Sois luz eterna, luz de sabedoria que, falando através da nuvem da carne, dizeis aos homens: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda em trevas, mas terá a luz da vida”. ... Deus meu, estais em toda a parte todo inteiro! E se jamais me separar de vós, jamais vos ocultareis de mim.

“E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais” (Jo 11.26) O quinto domingo da Quaresma, caracteriza-se por uma Liturgia de Ressurreição em que domina o conceito de Jesus, Fonte da vida, capaz de vivificar até os mortos. ... Não aboliu Jesus a morte física - consequência do pecado - mas, libertando o homem do pecado, tornou-o participante de sua vida que é vida eterna; por isso a morte não tem poder algum sobre o espírito de quem vive “em virtude da justificação”. Além disso, dia virá - no fim dos tempos - em que também os corpos dos fiéis ressuscitarão gloriosos para não mais morrer, participantes da Ressurreição do Senhor.
Intimidade Divina - Gabriel de Sta. Ma. Madalena, O.C.D.



PROPÓSITO DO MÊS

MEDITAR E REFLETIR: “Não aboliu Jesus a morte física - consequência do pecado - mas, libertando o homem do pecado, tornou-o participante de sua vida que é a vida eterna; por isso a morte não tem poder algum sobre o espírito de quem vive “em virtude da justificação”.

INTENSÃO MENSAL
Oferecimento do Santo Terço à Santíssima Virgem Maria, rezando: “Ó Jesus, sois a Ressurreição e a Vida! Que eu viva e creia em Vós”.

PARA APROFUNDAR:
Intimidade Divina - Gabriel de Sta. Ma. Madalena, O.C.D. - Edições Loyola

*Ilustra o Tema Mensal - Março 2020 (Ano A), a obra: “Cristo carregando a cruz”, de El Greco que se encontra no Museu do Prado - Madrid - Espanha.



M.C.V.F.



Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina-sp.blogspot.com

Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp
*Instagran:  virgemperegrinaSP



Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word