Guia de Temas Mensais

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

O Guia de Temas Mensal visa promover um maior aprofundamento nos momentos de reflexão em grupo, pois estes são importantes para a formação e o crescimento integral individual e do grupo no despertar e fortalecimento da fé e da doutrina da Igreja. O Guia de Temas Mensais é um apoio no trabalho de Evangelização através da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.

Acompanhe mensalmente o Tema do mês nesta página.


Agora você poderá também efetuar o Download dos temas e salvar os arquivos em Word.

Faça download aqui.

2 de nov. de 2020

Tema Mensal - Novembro 2020

  Novembro – 2020 (Ano A)

 “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro” (Ap 10)

“Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas” (Ez 11)

 No grande Credo da Igreja, a parte central - que trata do Mistério de Cristo a partir da sua geração eterna no Pai e do nascimento temporal da Virgem Maria, passando pela Cruz e a Ressurreição até ao seu retorno - conclui com as palavras: “... de novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos”. Já desde os primeiros tempos, a perspectiva do Juízo influenciou os cristãos até na sua própria vida quotidiana enquanto critério segundo o qual ordenar a vida presente, enquanto apelo à sua consciência e, ao mesmo tempo, enquanto Esperança na justiça de Deus.

A fé em Cristo nunca se limitou a olhar só para trás nem só para o alto, mas olhou sempre também para a frente para a hora da justiça que o Senhor repetidas vezes preanunciara. Este olhar para diante conferiu ao cristianismo a sua importância para o presente. ...

Carta Encíclica - SPE SALVI - Salvos na Esperança n. 41 - Bento XVI

Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.  

A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos ...

Catecismo da Igreja Católica – ns. 1030/1031

 Alguns teólogos  recentes defendem que o fogo que simultaneamente queima e salva é o próprio Cristo, o Juiz e Salvador. O encontro com Ele é o ato decisivo do Juízo. Ante o seu olhar, funde-se toda a falsidade. É o encontro com Ele que, queimando-nos, nos transforma e liberta para nos tornar verdadeiramente nós mesmos. As coisas edificadas durante a vida podem então revelar-se palha seca, pura fanfarronice e desmoronar-se. Porém, na dor deste encontro, em que o impuro e o nocivo do nosso ser se tornam evidentes, está a salvação. O seu olhar, o toque do seu coração cura-nos através de uma transformação certamente dolorosa “como pelo fogo”.  

Contudo, é uma dor feliz, em que o poder santo do seu amor nos penetra como chama, consentindo-nos no final sermos totalmente nós mesmos e, por isso mesmo, totalmente de Deus. Deste modo, torna-se evidente também a compenetração entre justiça e graça: o nosso modo de viver não é irrelevante, mas a nossa sujeira não nos mancha para sempre, se ao menos continuamos inclinados para Cristo, para a verdade e para o amor. No fim de contas, esta sujeira já foi queimada na Paixão de Cristo. No momento do Juízo, experimentamos e acolhemos este prevalecer do seu amor sobre todo o mal no mundo e em nós. A dor do amor torna-se a nossa salvação e a nossa alegria. É claro que a “duração” deste queimar que transforma não a podemos calcular com as medidas de cronometragem deste mundo. O “momento” transformador deste encontro escapa à cronometragem terrena: é tempo do coração, tempo da “passagem” à comunhão com Deus no Corpo de Cristo. 

O Juízo de Deus é Esperança quer porque é justiça, quer porque é graça. Se fosse somente graça que torna irrelevante tudo o que é terreno, Deus ficar-nos-ia devedor da resposta à pergunta acerca da justiça - pergunta que se nos apresenta decisiva diante da história e do mesmo Deus. E, se fosse pura justiça, o Juízo em definitivo poderia ser para todos nós só motivo de temor. A encarnação de Deus em Cristo uniu de tal modo um à outra, o juízo à graça, que a justiça ficou estabelecida com firmeza: todos nós cuidamos da nossa salvação “com temor e tremor” (Fl. 2.12)

Apesar de tudo, a graça permite-nos a todos nós esperar e caminhar cheios de confiança ao encontro do Juiz que conhecemos como nosso “advogado”, parakletos (cf. 1Jo 2.1).

Carta Encíclica - SPE SALVI - Salvos na Esperança ns. 47 - Bento XVI

 A Igreja encerra o Ano Litúrgico, este ano no dia 22 de novembro, com a Solenidade:

“Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo”

***

“Maria Santíssima, Virgem fiel, nos ajude a fazer deste tempo do Advento e de todo o novo ano litúrgico um caminho de autêntica santificação, para louvor e glória de Deus Pai, Filho e Espírito Santo”

Papa Bento XVI  (26/11/2005)

  

PROPÓSITO DO MÊS

MEDITAR E REFLETIR:

“O Juízo de Deus é Esperança quer porque é justiça, quer porque é graça.”


INTENSÃO MENSAL

Oferecimento do Santo Terço à Santíssima Virgem Maria, “para que busquemos a santidade”.


PARA APROFUNDAR

Carta Encíclica - SPE SALVI ns. 41 e 47 - Salvos na Esperança - Bento XVI

Catecismo da Igreja Católica - CIC - ns. 1030/1031

 

*A obra que ilustra o Tema Mensal - Novembro 2020: “Descida ao submundo e Ressurreição”, é de Marko Ivan Rupnik e se encontra na Capela do Colégio St. Stanislaus em Liubliana, Eslovênia.

 

M.C.V.F.

www.virgemperegrina.org.br

 Acompanhe nosso Blog: www.virgemperegrina-sp.blogspot.com


Siga nossas Páginas:

*FaceBook:  virgemperegrina.sp
*Instagran:  virgemperegrinaSP

Baixe este e Temas de meses anteriores - Arquivos em Word